Caros amigos, colegas de trabalho,

Hoje a Usina de Biodiesel de Quixadá amanheceu, digamos assim, muito quieta, parada, como se alguém tivesse tirado o sentido da sua existência. Já não corre mais em suas tubulações o óleo, o B-100 e os outros insumos que lhe garantiam a vida e a sua razão.

Sua missão foi cumprida? Certamente não, a julgar pela sua idade ainda é uma criança nos cueiros, e agora jaz, não deu tempo amadurecer, nasceu em desvantagem no meio dos humildes e necessitados, em pleno semiárido do sertão cearense, na sua trajetória de vida, progrediu mostrou-se competente, cumpriu o que lhe foi solicitado com muita maestria, destacou-se na diversificação de processamento de qualquer matéria prima, tornou-se referência em educação ambiental e foi premiada, não só uma vez, no quesito organização e limpeza (5S), é recordista de dias sem acidentes, é exemplo em política de SMS, tornou-se robusta pelo seu próprio esforço, mais que duplicou sua capacidade operacional, mas ainda assim foi parada, fechada, retirada de operação.

É, meus caros, e por ironia do destino coube a mim, logo eu, o primeiro que acompanhou desde a terraplanagem deste empreendimento até agora com tanta dedicação, com tanto compromisso e empenho para que desse certo, coube a mim comandar o fim da operação da UBQ. Uma enorme tristeza no meu coração que se assemelha a perda de um ente querido, é o que sinto agora, não quero confundir os sentimentos não, mas é assim.

Sem falar que com o seu fim findam também os sonhos de centenas de famílias que vivem ao seu redor, que viram e sentiram a transformação que a UBQ causou nas suas vidas, e hoje o mesmo algoz ceifa de todos as oportunidades de uma vida mais digna.
Talvez este seja o ultimo pássaro madrugador da UBQ, Deus queira que não, quem sabe Ele possa reverter este quadro num futuro próximo. Desculpem se não pude conter a emoção.
Grato
José Alberto Lima Pereira