Ubirajara Negrão, conhecido como Bira, operador pleno e petroleiro desde 1987 e atual diretor de Terceirizados e SMS do Sindipetro Ceará Piauí é candidato a eleição para compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) na Lubnor, que acontecerá entre os dias 03 e 19 de Junho. Conheça algumas propostas apresentadas e comentadas por Bira:

1 – Comissão de SMS do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) em consonância com a CIPA:

“Já sou delegado do Sindipetro CE-PI na comissão de SMS e como membro da CIPA seria mais fácil tomar medidas que reduzam os riscos de acidente no ambiente de trabalho”.

2 – Segurança em Primeiro lugar:


“Dado que ainda existe alguns superiores que utilizam da máxima do coronelismo ‘Manda quem pode, obedece quem tem juízo’. Procuraremos fazer gestão no intuito de efetivar o principio da própria Petrobrás de que a ‘segurança está em primeiro lugar’.

3 – Direito de Recusa


“Apesar de as normas regulamentadoras e a própria Petrobrás em seus procedimentos assegurarem o direito de recusa, muitos ainda tem receio de contradizer uma ordem superior. Por isso, pretendemos assegurar e conscientizar os trabalhadores para o seguimento rigoroso das normas de segurança, meio ambiente e saúde. Coibindo possíveis constrangimentos e represálias àqueles se negarem a realizar um serviço fora da segurança estabelecida pela norma”.

4 – NR-20


“Vou cobrar a efetivação do artigo 20.9.2, que diz: ‘Deve ser elaborado, em articulação com a CIPA, um cronograma de inspeções em segurança e saúde no ambiente de trabalho, de acordo com os riscos das atividades e operações desenvolvidas’, o que garantirá a gradativa melhora nos índices de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

5 – Periclitação da Vida e da Saúde


O Código Penal, no seu capítulo III, art. 132, tipifica como crime ‘Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente’, com pena de ‘detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave’. Junto ao Sindipetro e assessoria jurídica, trabalharemos no sentindo da conscientização da liderança de que suas ordens podem implicar em condenação penal.

Veja também o que já foi conquistado pela representação de Bira na Comissão de SMS do ACT:

– Manutenção da Bomba Booster após mais de 28 anos;
– Substituição das válvulas esfera fire safe, das esferas e vasos de GLP;
– Adequações de segurança na área de Injeção de Ácido Sufúrico da UTDI, com implementação de EPI’s, neutralizante (barrilha) e procedimento de combate a emergência;
– Ampliação do muro corta-fogo do parque GLP;
– Inspeção dos tetos dos tanques, que implicaram em manutenção ou restrição aos tetos que poderiam causar acidentes.