Petroleiros, bancários, portuários, servidores estaduais, as centrais CUT e CTB irão às ruas nesta quarta-feira (3) para protestar contra o Projeto de Lei 555/2015, do Senado, bem como alertar a população sobre os riscos da privatização de empresas públicas, prevista nesse projeto.
Pela manhã, a concentração dos trabalhadores das empresas públicas federais, estaduais e municipais será no Edifício Sede da Caixa Econômica Federal (Rua Sena Madureira, 800, no Centro – Fortaleza), às 9h, e a tarde (16h), a concentração será no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.
Criado Comitê Estadual – As manifestações são iniciativa do Comitê Estadual em Defesa das Empresas Públicas contra o PLS 555/2015, criado pelos movimentos sindical e social contra o ataque do projeto de lei que cria o Estatuto das Estatais, com modelo de gestão para todas as empresas públicas do País, sejam elas federais, estaduais ou municipais, que seriam todas elas obrigadas a entregarem parte do seu capital à iniciativa privada.
Evento:
Ato em defesa das empresas públicas contra o PLS 555/2015
Dia: 3 de fevereiro de 2016 (quarta-feira)
Locais: pela manhã Caixa Econômica Federal (Rua Sena Madureira,  800, Centro de Fortaleza), às 9h, e a tarde no Porto do Pecém (16h).

NOTA À POPULAÇÃO

Trabalhadores unidos em defesa das empresas públicas!

Hoje, dia 3 de fevereiro, é o Dia Nacional de Luta em Defesa das Empresas Públicas. Com o fim do recesso do Congresso Nacional, um Projeto de Lei polêmico pode ser incluído na pauta: o Estatuto das Estatais, PLS 555/2015, que tem o objetivo de abrir o capital das empresas públicas e entregá-las ao capital privado.

Diante dos riscos da votação, as entidades CUT, CTB, Contraf, Fenae, FUP, Sindicato dos Bancários do Ceará, Mova-se e Sindipetro/CE, criaram o Comitê Estadual em Defesa das Empresas Públicas para denunciar à sociedade os riscos desse projeto.

A proposta do projeto é uma grande ameaça, pois prevê que empresas como Caixa Econômica Federal, Correios, Petrobrás, BNDES e outras empresas 100% públicas teriam de ser transformadas em sociedades anônimas (S.A.), com ações negociadas na bolsa, abrindo caminho para a privatização. A proposta é de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB/CE), com contribuições dos senadores Aécio Neves e José Serra.

O PLS 555 coloca em risco benefícios, como os programas sociais, o fornecimento de crédito para empresas de pequeno porte, Bolsa Família, Luz Para Todos,  Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Desde que passou a ser discutido, representantes dos bancários, petroleiros, urbanitários, funcionários do Estado do Ceará, Correios e outras categorias passaram a pressionar para que o projeto fosse barrado. Os trabalhadores entendem que as empresas públicas devem estar a serviço da população, sobretudo das mais carentes.

O Comitê Estadual em Defesa das Empresas Públicas convoca a sociedade a lutar pela manutenção deste patrimônio de todos, como instrumentos de Estado para o desenvolvimento de políticas públicas, que diminuam a desigualdade, induzam ao  desenvolvimento econômico e social e garantam conquistas e direitos para todos.

A batalha contra esse projeto absurdo – PLS 555/2015 – é de todos nós!