Está recorrente a falta de água há uns 10 dias na unidade da Transpetro Mucuripe, em Fortaleza (CE). Trabalhadores alegam que sempre falta água durante um período, seja pela manhã, seja pela tarde.

“Os banheiros estavam ficando em situação complicada, mas depois da visita do sindicato ao local, passaram a ser limpos normalmente”, disse um dos trabalhadores. O Sindipetro também acionou o Ministério do Trabalho, que realizou uma fiscalização na unidade no último sábado (20) e também cobrou providencias.

A unidade está utilizando um tambor com capacidade para 200 litros de água de forma improvisada. “Eles estão usando a água que sai do ar-condicionado para lavar o chão”, disse um dos trabalhadores.

Em resposta por email o Gerência Setorial de O&M Mucuripe, Vitor Aderaldo, alegou que o abastecimento de água do Porto do Mucuripe é realizado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e que ela estaria com os reservatórios reduzidos e com baixa pressão. “Para mitigar as falhas no abastecimento de água da concessionária (…) estuda-se ampliar o sistema de reserva do prédio, por meio da contratação de empresa na modalidade de pequeno serviço”, disse.

Apesar das dificuldades externas, é de responsabilidade da gerência da unidade cumprir a norma da empresa. Entre elas, a NR 24 – CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO (124.000-5).

O Sindipetro CE/PI cobrará para que esse “estudo” fique logo pronto, para que a unidade possa ter maior autonomia em relação ao abastecimento.