Uma assembleia realizada no último dia 29/12/2015 na sede do Sindipetro com os trabalhadores da Cegás constatou uma quebra de paridade na comissão eleita que discute a Participação de Lucros e Resultados (PLR) da Companhia de Gás do Ceará (Cegás). Além disso, a Companhia quer reduzir o pagamento da PLR dos trabalhadores em relação ao ano anterior.

Segundo a cláusula 11º do Acordo Coletivo de Trabalho da Cegás, uma “Comissão formada paritariamente entre Cegás e os empregados discutirá a regulamentação do Programa de Participação nos Lucros e/ou Resultados para os exercício de 2015 e 2016, nos termos da Lei n.º 10.101/2000, e alterações posteriores” e a comissão será “paritária composta de 3 (três) representantes da empresa e de 3 (três) representantes da categoria, com a participação adicional de um membro do Sindicato, conforme art. 2°, inciso I da referida lei”.

Porém, a comissão quebrou a paridade, pois Alex, diretor do Sindipetro CE/PI e trabalhador da Cegás, foi o participante adicional escolhido pelo sindicato. Restando na comissão dois eleitos pelos trabalhadores, mais três escolhidos pela Companhia.

Um ofício será enviado à Companhia alertando a irregularidade.