FUP/Sindipetro NF

O segundo dia da 5ª Plenafup começou com um grande ato em Defesa da Petrobrás e do Brasil, realizado no Terminal da Transpetro em Guararema, um dos principais distribuidores de gás e biocombustíveis do Sistema Petrobrás. Cerca de 150 delegados que estão na cidade para participar do maior fórum de deliberação da categoria, aproveitaram a ocasião para fazer um debate com os trabalhadores da unidade da subsidiária.

A luta para impedir a aprovação do PLS 131 (do senador José Serra), a privatização e os desinvestimentos na Petrobrás, anunciados pelo Conselho de Administração da empresa no início desta semana, é unanimidade entre os petroleiros.
O diretor financeiro e militante do Movimento Luta de Classes (MLC), Emanuel Meneses, participou do protesto no terminal de Guararema e condenou “desinvestimentos” e projeto de Serra.

DELEGADOS APROVAM TESES

Os delegados participantes da V Plenafup aprovaram que as teses das forças políticas presentes nortearão os trabalhos da plenária final. Três forças apresentaram teses: a articulação sindical, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e a CUT Socialista e Democrática (CSD).

A defesa do desenvolvimento, do emprego, da democracia e pela a democratização da mídia foram os principais temas das teses, Além da necessidade de construção de uma proposta popular para a política energética popular.

Às 14h terá incío a mesa temática sobre Soberania Alimentar, com participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias e de representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).