Em reunião realizada na madrugada de ontem (03), representantes dos sindicatos ES, RN, CE/PI, AM e BA bolaram estratégias de como tornar a luta contra os desinvestimentos nos campos terrestres prioridade das próximas lutas da Federação Única dos Petroleiros.

Segundo o presidente do Sindipetro CE/PI, Oriá Fernandes, os Estados produtores em campos terrestres não podem ser deixados de lado em detrimento do pré-sal. “Os campos terrestres são o nosso pré-sal, o pré-sal do povo nordestino, e não podemos deixar que abandonem  os investimentos e as explorações naqueles territórios”, disse, referindo-se à importância dada pela Petrobrás dada ao pré-sal em detrimento de outras regiões do País.

A mudança de cenário no mercado petrolífero acontece de forma muito rápida. A Petrobrás de 2015 é bem diferente da de 2014, que por sua vez, difere muito da de 2013. Isso acontece devido os ataques na imprensa, a exploração no pré-sal e a troca da gerência da Estatal. Por isso, os trabalhadores devem ficar atentos a essas rápidas mudanças de cenário. “Antes de 2006 não tínhamos o pré-sal, mas as regiões do Brasil já eram estruturadas com esses tipos de exploração e não pode, de repente, acabar com isso”, disse um dos presentes na reunião.

Oriá Fernandes: “Os campos terrestres são o nosso pré-sal, o pré-sal do povo nordestino, e não podemos deixar que abandonem os investimentos e as explorações naqueles territórios”

Deyvid Barcelar, representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás, também estava na reunião e alertou os trabalhadores da complicada situação. “A empresa pensa que passar para a iniciativa privada alguns ativos aliviará alguns custos, e esse pensamento será muito difícil de reverter, pois como disse Lula, ninguém compra o que não dá lucro, eles querem o que dá lucro e transporte e gás estão previstos para ser privatizados em 2015 e 2016”, alertou.

Mesmo internamente na FUP pode ser complicado tornar essa demanda como prioridade, visto que até o regime de exploração de partilha do pré-sal pela Petrobrás está comprometida. Isso sem contar outras grandes pautas, como reincorporação da Transpetro, uma pauta forte traga pelos petroleiros esse ano; e o combate às vendas da Gaspetro, Transpetro e BR Distribuidora.

Da reunião, foram encaminhados:

– Aprovar resolução contra os desinvestimentos no V PlenaFUP;
– Paralizações conjuntas contra os desinvestimentos entre os Estados;
– Tentar reunião com o Ministro de Minas e Energia;
– Reuniões com prefeitos e governadores dos estados e municípios produtores.
– Entre outras;

Sindipetro CE/PI