Em assembleia ocorrida na última terça-feira (12), os trabalhadores da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) resolveram agendar uma manifestação nesta quarta-feira (20), a partir das 8h, ao lado da sede da empresa.

A categoria reivindica ganho real e não aceita diminuição de benefícios propostos pelo Acordo Coletivo de Trabalho 2015, que está em negociação desde setembro do ano passado.

Segundo o diretor do sindicato dos Petroleiros, Emanuel Menezes, a Companhia quer reduzir vários benefícios dos trabalhadores já conquistados em acordos passados. “Entre as reduções que a empresa quer fazer está a mudança no plano de saúde e isso os trabalhadores não vão aceitar, pois quando se negocia um um ACT busca-se avanços e não retrocessos” pontua.

Em contrapartida, a Companhia nega qualquer aumento real, propõe excluir o adicional de titulação e reduzir a participação e o valor das parcelas de cursos técnicos e superiores aos funcionários. “Além disso, a Diretoria Executiva descaracteriza a CEGÁS como integrante da administração indireta do Governo do Estado do Ceará, atentando contra a legalidade de sua função pública”, alega o diretor.

O momento coincide com a entrada do grupo japonês Mitsui Gás e Energia do Brasil (MGEB) na composição acionária da CEGÁS, que é a concessionária de distribuição de gás natural canalizado no Ceará. O Governo do Estado, representado pela Secretaria da Infraestrutura do Estado-SEINFRA; e a Petrobras Gás S.A –  Gaspetro formam a sociedade.

SERVIÇO

Manifestação dos trabalhadores da Cegás;

Local:    Av. Washington Soares, 55. Edifício Empresarial Iguatemi, Bairro Cocó;

Horário: 8h.