Diretores e petroleiros da Unidade de Biodiesel em Quixadá se reuniram na última sexta-feira (08) e trataram de algumas demandas da categoria na base com o diretor da unidade, Marcos Saldanha.

Pautas da reunião:

1- Mudança no regime Administrativo;

Devido a maior parte do administrativo da PBio morar em Fortaleza e ser uma demanda unânime entre os trabalhadores da base, essa é considerada a maior demanda da base. Segundo Saldanha, o assunto já foi levado à sede da PBio e na avaliação dele, não foi bem recebido, que seria complicado mudar devido a contingência da base e a sincronia de trabalho com as unidades de Candeias (BA) e Montes Claros (MG), mas que iria reforçar a proposta para a diretoria. O presidente do sindipetro, Oriá Fernandes, sugeriu que até que ocorra a mudança, que se flexibilize o horário do trabalhador que tenha consultas em Fortaleza, desde que esses exames não existam na cidade de Quixadá. Saldanha sugeriu que deve-se analisar cada caso.
2 – Estagio obrigatório da caldeira;

Proposta: o curso de formação e o estágio vivencial da cadeira de baixa será oferecido pelos supervisores com notório conhecimento na operação do equipamento. Será traçada uma programação de forma que todos os cinco grupos de operadores da base participem. Já sobre a caldeira de alta, haverá um treinamento realizado pelo fabricante com cinco operadores da base, para que depois esses cinco façam o treinamento dos demais.
3 – Atraso da NR 20;

Segundo o gerente da unidade, a previsão de treinamento da norma acontecerá em Julho. Foi contratada uma nova empresa para realizar a parte prática.
4 – Horas extras atrasadas;
Em breve seriam divulgadas os padrões adotados pelo jurídico e RH da PBio sobre o pagamento de horas-extras em treinamentos não contabilizadas desde setembro de 2008. Oriá afirmou que iria se resguardar deixando informado o jurídico do sindicato. Saldanha disse acreditar que com menos de um ano esses valores seriam pagos.
5 – Cumprimento do PDRH;

Foi discutido que iriam dar prioridades às NR’s e melhorias sobre os atrasos e as desorganizações nas datas de alguns cursos.
6 – Desvalorização da ambiência

Segundo o delegado de base, Cássio, o resultado de ambiência está gerando muita insatisfação na base. O sindipetro se comprometeu a incentivar o petroleiro a ajudar na pesquisa de ambiência e o gerente da unidade garantiu que melhoraria a comunicação interna na unidade.
Um outro ponto que não estava em pauta também foi tratado: a academia, que antes era paga pela Petrobrás e depois cancelou o benefício. Segundo Saldanha, o RH visitará a base ao final do mês e garantiu cobrar isso a eles, só bastava saber se isso seria pago por convênio, créditos ou entraria no contra-cheque.