A direção da FUP exigiu que a Petrobrás suspenda imediatamente o contrato feito à revelia dos trabalhadores com a empresa ConectMed, que assumirá toda a operação da AMS. Na prática isso significará a terceirização da gestão de um dos principais patrimônios da categoria, com sérios riscos para os trabalhadores e seus dependentes.

O contrato foi assinado pela Petrobrás sem qualquer debate prévio com as entidades sindicais e sequer foi submetido à Comissão de Negociação Permanente da AMS. Em reunião com a empresa no dia 31 de março, a FUP exigiu a suspensão imediata deste processo e a implementação do Comitê Gestor da AMS, como tem sido cobrado há anos pelo movimento sindical.

Outra mudança implementada pela Petrobrás e que tem causado transtornos para os usuários da AMS foi a troca de operadora do Benefício Farmácia. Em reunião com a empresa, a FUP criticou as falhas na transição entre a antiga e a nova operadora do sistema e exigiu uma solução imediata dos problemas que esse processo gerou para os petroleiros.

A nova operadora do Benefício Farmácia, a Global Saúde, explicou que está ampliando o seu sistema de informática e de atendimento telefônico para facilitar o recadastramento dos usuários. A empresa esclareceu que irá readequar a rede de farmácias credenciadas para atender a demanda dos benefíciários, principalmente nas cidades situadas fora das regiões metropolitanas.

O titulares da AMS e de seus dependentes devem se recadastrar para receberem os novos cartões para aquisição de medicamentos. O recadastramento seque até o dia 31 de maio, através da internet (www.portaldobeneficiario.globalsaude.com.br) ou pelo telefone (0800-2872267-Opção 5). A FUP terá no início de maio uma reunião de avaliação com a Petrobrás e a Global Saúde.