No exato momento em que FZB começa a viver a melhor fase de sua história nos últimos 25 anos, haja vista os 74 poços que estão sendo perfurados e mais 200 que serão perfurados no próximo ano, a categoria petroleira neste campo está “comendo o pão que o diabo amassou” com a precarização sistemática e crescente das condições de trabalho, leia-se redução de efetivos, terceirização de atividades fim, submissão a escalas extenuantes de serviço e exposição à riscos de acidente e de poluição do meio ambiente.

Para se ter uma ideia, no turno onde se tinha 13 operadores e agora só tem 10, a exemplo do que também está acontecendo na LUBNOR, a tabela é um verdadeiro “zigue-zague”, prejudicando folgas, realização de cursos, dificultando férias e deixando todo mundo numa espécie de sobreaviso subliminar e informal. No ADM a situação não é diferente: uma estressante escala de 5 x 2, diferentemente do 4 x 3 que é praticado em outras áreas como é o caso da vizinha Alto de Rodrigues, submete todo o pessoal desse regime a uma jornada extenuante que afeta sua vida social e familiar.

Em função desses fatos, a categoria em FZB, com o devido apoio do Sindicato, está unida, mobilizada e estado de greve para lutar em favor de duas reivindicações que são interligadas e indissociáveis:

1 – Reposição imediata do efetivo do turno (vapor e ETO);

2- Implantação do 4 x 3 no ADM. Não se pode admitir que, no momento em que a produção está aumentando e as perspectivas são as melhores possíveis se aplique, em FZB, a fórmula draconiana do capitalismo selvagem que é produzir mais com redução de pessoal, medida que, na prática coloca em risco a segurança operacional, o meio ambiente, a saúde e a vida dos petroleiros.

Com o aumento da produção e o reinicio da perfuração de novos poços em grande escala, a categoria em FZB entendeu que a hora de lutar é essa e, para isso, assembleias serão realizadas nas próximas semanas quando um calendário de mobilizações com várias formas de luta será aprovado para que nossas justas reivindicações sejam atendidas.

Vamos à luta companheiros!