O plantio de mais de 100 mil mudas de espécies nativas da Caatinga, da Mata Atlântica e da Mata de Tabuleiro (restinga) está ajudando a converter áreas degradadas em produtivas no estado do Ceará. Com nosso patrocínio por intermédio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto FlorestAção vem transformando a realidade de comunidades rurais da região de Vales do Curu e Aracatiaçu, no litoral, na serra e no sertão do estado, garantindo assessoria técnica a 87 famílias para o cultivo de quintais de árvores frutíferas, hortaliças e plantas nativas.

Em aproximadamente um ano e meio, o projeto também está investindo na formação de 31 multiplicadores em atividades de educação ambiental direcionadas a escolas e comunidades, tais como palestras, passeios ciclísticos e percursos guiados em trilhas ecológicas. Coordenado pelo Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), o FlorestAção atua na conservação de florestas e biomas, recuperação de áreas degradadas e conversão dessas áreas em quintais produtivos e sistemas agroflorestais.

“O projeto é bastante amplo. Abrange planejamento participativo junto com agricultores e multiplicadores por meio de oficinas anuais programadas, diagnósticos das áreas de abrangência e planos de intervenção agroecológica. Prevê a formação de multiplicadores em manejo sustentável de agroecossistemas. Garante assessoria técnica aos agricultores na implantação e no cultivo dos quintais e sistemas agroflorestais. Incrementa o cultivo de temperos como a pimenta-do-reino e a araruta, e de alimentos como o café da serra. Multiplica conhecimentos por meio de visitas de troca de experiências e intercâmbios intermunicipais e interestaduais. Sensibiliza a população mediante campanhas, mutirões de plantio e feiras agroecológicas. Além disso, inclui monitoramentos trimestrais dos quintais cultivados, avaliações, correções e melhorias”, explica o coordenador do projeto, Luis Eduardo Sobral.

Atualmente, trinta comunidades têm sido beneficiadas pelo projeto, que se estenderá até 2015. “Asseguramos a sustentabilidade aos agrossistemas familiares das comunidades rurais em foco, que hoje adotam práticas ambientais agroecológicas. Conservamos espécies nativas, como carnaúba, pau d’arco, murici e oiticica. Conseguimos reduzir danos ao meio ambiente graças aos replantios. Além disso, de olho no futuro, disseminamos conhecimentos para crianças e jovens que vão cuidar desse patrimônio amanhã”, conclui Sobral.

Programa Petrobras Socioambiental

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, investimos em projetos de todo o país, com foco nas seguintes linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente]