No último dia 17, a direção do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) do Ceará levou uma caravana à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) exigindo cursos profissionalizantes para a comunidade e cestas básicas para as famílias presentes. A manifestação contou com a participação de entidades sindicais e estudantis, como o Sindipetro CE/PI; Sindilimp CE; Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (FENET) e União da Juventude Rebelião (UJR). As famílias só deixaram o local após a garantia do atendimento às reivindicações.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana do Ceará, Glaydson Santana, denunciou em sua intervenção a exclusão no sistema capitalista. “Enquanto os ricos capitalistas controlarem os meios de produção os trabalhadores só terão migalhas em suas mesas”, disse.

Emanuel Menezes, Diretor Financeiro do Sindipetro CE/PI e representante da Federação Única dos Petroleiros, ressaltou a importância da união operária. “Os trabalhadores devem buscar a unidade enquanto classe. Sem nossa força essa engrenagem para. Só acabaremos com a fome no mundo quando juntos derrubarmos o capitalismo”, ressaltou o diretor.

O MLB organiza nacionalmente a população de áreas de risco na luta por moradia digna, saúde e educação de qualidade, realiza anualmente atos em todos os Estados onde atua denunciando a hipocrisia capitalista em torno da propaganda de consumo que substituiu o que deveria ser o verdadeiro espírito natalino.

DADOS 

Segundo pesquisa do IBGE divulgada recentemente, apesar da leve melhoria nos índices relativos à segurança alimentar, o percentual de 3,2% da população na chamada “insegurança alimentar grave” traduz a dura realidade brasileira: 2,1 milhões de lares ou 7,2 milhões de pessoas passando fome.

Dados do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique mostram o aumento da concentração das riquezas nas mãos de um punhado de organizações. Apenas 67 pessoas detém a riqueza correspondente a metade da população mundial. Em épocas de crise esses sanguessugas aumentam suas fortunas às custas de guerras, fome e crimes financeiros. Enquanto o capitalismo for dominante continuaremos a ter milhões de pessoas transformadas em números dessa estatística revoltante.