Através do Concurso de Microbolsas de Reportagem, a Agência Pública, em parceria com o GreenPeace financia e apoia a produção de investigações independentes, realizadas por repórteres de todo o Brasil, sobre dois temas cruciais para o debate democrático, mas que nem sempre têm recebido a cobertura que merecem: os grandes projetos de hidrelétricas e de exploração do pré-sal.

CONFIRA:

Convidamos jornalistas a propor pautas que sempre quiseram investigar sobre esses dois temas. As pautas devem ser inéditas e relevantes, e o repórter – ou grupo de repórteres – tem que apresentar uma boa pré-apuração e experiência em realizar reportagens de maneira independente.

Serão selecionadas duas pautas sobre cada tema. Cada vencedor receberá uma bolsa de R$ 5 mil paraexecutar a pauta, que terá mentoria e edição da Pública.

As inscrições estão abertas desde segunda-feira, 27 de outubro, até dia 14 de novembro de 2014.

Nas edições anteriores, algumas das reportagens que ajudamos a tornar realidade foram reconhecidas e premiadas nacional e internacionalmente. É o caso de “Severinas”, minidocumentário de Eliza Capai que foi finalista do Prêmio Gabriel García Márquez, da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI); a série sobre “Cadeias Indígenas na Ditadura“, de André Campos, finalista do Prêmio Iberoamericano de Periodismo, do Instituto Prensa y Sociedad (IPYS); e “Dor em Dobro”, de Anna Beatriz dos Anjos, Gabriela Sá Pessoa e Natacha Corrêa, que ganhou neste ano o prêmio SindhRio de Jornalismo e Saúde.

A próxima grande reportagem pode ser a sua! Inscreva-se!

Leia aqui o regulamento e faça sua inscrição aqui, pelo formulário.