Categoria também aproveitou o momento para votar no Plebiscito Popular pela Constituinte.

 

Nesta terça-feira (02) ocorreu um grande ato nacional em defesa da vida, marcando o início da campanha reivindicatória dos petroleiros. Além de reforçarem a luta por saúde e segurança, os trabalhadores reivindicaram um reajuste digno e a extensão para os aposentados e pensionistas dos níveis conquistados pelos petroleiros da ativa nos Acordos Coletivos de 2004, 2005 e 2006.

No Ceará, o Sindipetro realizarou uma concentração em frente a Lubnor às 6h30, com atraso na rendição de turno até as 9h. De lá, os petroleiros da Lubnor e Transpetro seguiram para o Edifício Manhattan (que contempla sedes da Transpetro, E&P, AMS e Petros), junto com a CUT e o Movimento Luta de Classes (MLC). 

O diretor adminstrativo do Sindipetro Ceará/Piauí, Wagner Jacinto, falou sobre diversos problemas que enfrentam hoje a categoria petroleira, desde terceirização, salário e segurança. “Tenho a informação que de os navios da Petrobras possuem apenas um trabalhador próprio em meio a 500 terceirizados. Corremos o risco de a Petrobras virar uma empresa de terceirizados, o que é inadmissível que eles façam os mesmos serviços e recebam bem menos, ainda sofrem mais acidentes e muitos recebem calotes das empresas que trabalham, sendo que o salário do petroleiro no Brasil é um dos menores do mundo”, disse.

Para o presidente do Sindipetro Ceará/Piauí, Oriá Fernandes, a petrobras nunca foi tão atacada pela imprensa como é atualmente.“ A petrobras nunca foi tão atacada pela mídia como esse ano eleitoral, o mercado já imagina quem irá ganhar e sobe as ações da empresa visando sua privatização. “Não aceitamos o Procop na segurança. São nossas vidas que estão em jogo”,  concluiu.

Ato na Lubnor, maior base do Ceará, começou Às 6h30 com 100% de adesão do Turno. Petroleiros permaneceram lá até as 9h.

 

Na PBio Quixadá os trabalhadores cruzaram os braços até as 10h por mais segurança em solidariedade ao companheiro Rafael falecido no acidente na Reman.

 

Na Transpetro Pecém, trabalhadores não emitiram PT durante a manhã.

 

Na base de Fazenda Belém, os trabalhadores paralisaram até as 12h. Há uma demanda de mudança de regime para 4×3 em pauta que poderá levar os trabalhadores do local à greve.

Em Fortaleza, ato foi encerrado no Edifício Manhattan.