Entre os dias 14 e 17 de agosto de 2014, a FUP realiza em Natal (RN) o seu 16º Congresso Nacional, que marcará os 21 anos de existência da entidade. O evento deve reunir cerca de 400 trabalhadores, entre delegados, observadores, convidados e assessorias. Com o tema “FUP, 21 anos de lutas: sem retrocesso, pelo Brasil e pelos trabalhadores”, o Congresso debaterá temas das atuais conjunturas política e econômica do país, reivindicações que permearão a campanha salarial da categoria, agendas de luta e também elegerá a nova direção colegiada da FUP para o período 2014/2017.

O XVI Confup acontece em um momento decisivo para as lutas da classe trabalhadora brasileira, já que a disputa eleitoral em curso confronta dois projetos políticos antagônicos que definirão os rumos do país. Os petroleiros sempre se posicionaram em defesa do projeto popular democrático iniciado pelo presidente Lula e que vem tendo continuidade no governo Dilma. Esse é um dos debates que nortearão o Congresso Nacional da FUP, cuja programação completa pode ser acessada aqui.

XVI CONFUP: Encontro Jurídico debaterá terceirização e condições de trabalho 

Os debates do XVI Confup serão abertos na tarde de quarta-feira, dia 13, durante o Encontro Jurídico Nacional, que reunirá assessorias jurídicas da FUP e de seus sindicatos, além de dirigentes sindicais e convidados. O evento prossegue na manhã de quinta-feira, 14, paralelamente ao Encontro de Comunicação, que também antecederá a solenidade de abertura do Congresso.

Entre os temas que serão debatidos pelas assessorias jurídicas do movimento sindical petroleiro estão as intervenções políticas e jurídicas da FUP para atualização da Lei 5.811, que trata sobre regimes de trabalho no setor; o julgamento do STF sobre terceirização nas atividades-fim (ARE 713211) e ações relacionadas à hora extra repouso remunerado, a RMNR, níveis e PIDV.

O Encontro Jurídico contará com a participação do analista político e assessor do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, Antônio Augusto Queiroz, que fará uma atualização sobre o trâmite da pauta trabalhista no Congresso Nacional. Veja a íntegra da programação: 

ENCONTRO JURÍDICO NACIONAL DA FUP 

13/08, quarta-feira

15h – Instalação da mesa coordenadora e abertura;

15h15 – Apresentação dos presentes;

15h30– Atualização sobre as demandas jurídicas em curso: hora-extra repouso remunerado, RMNR, níveis e PIDV (EXPOSIÇÃO PELAS ASSESSORIAS JURÍDICAS);

17h30 – intervalo

18h – atualização sobre a pauta trabalhista no Congresso Nacional (exposição do assessor do DIAP -Antônio Augusto);

19h – Ação política e jurídica para modificação da legislação dos regimes de trabalho do ramo petrolífero – lei 5.811 (exposição pela assessoria jurídica da FUP);

21h – Encaminhamentos e conclusões sobre os temas. 

14/08, quinta-feira

09h – ARE 713211 (repercussão geral STF): uma nova ofensiva pela terceirização (expositores a serem confirmados);

10h – Debate;

11h30 – Encaminhamentos e conclusões sobre o tema;

12h – Encerramento.

XVI CONFUP: Encontro de comunicação debaterá lei de mídia e net-ativismo

Por que há tanta resistência, principalmente por parte das empresas de comunicação, em debater a regulamentação da mídia? A importância da blogosfera e das redes sociais na disputa da comunicação. O net-ativismo pode ser considerado um novo instrumento de formação política?

Essas e outras questões serão abordadas no Encontro de Comunicação que a Federação Única dos Petroleiros (FUP) realizará no dia 14 de agosto, em Natal, com a participação dos jornalistas Venício Lima, um dos principais analistas e pesquisadores de mídia do país, e Fernando Brito, editor do blog Tijolaço.

O evento integra a programação do XVI Congresso Nacional da FUP, que contará com a presença de mais de 300 petroleiros de vários estados brasileiros. “Queremos que a categoria compreenda a importância estratégica desses debates para o fortalecimento da democracia brasileira e, consequentemente, para as lutas da classe trabalhadora”, ressalta Francisco José de Oliveira, um dos dirigentes da Secretaria de Comunicação da FUP.

O encontro reunirá jornalistas, assessores e dirigentes sindicais, mas será aberto a todos os delegados do XVI Confup que quiserem participar dos debates. Confira a programação:

“O papel dos sindicatos na luta pela democratização da comunicação” 

14/08 – quinta-feira

10h – Apresentação dos convidados

10h10 – Exposição de Venício Lima sobre o tema  “Lei de mídia e participação social – Como os sindicatos, movimentos sociais e organizações populares podem entrar pra valer nessa briga”

10h40 – Debates

11h00 – Exposição de Fernando Brito sobre o tema “Petrobrás sob ataque cerrado da mídia que age contra a reeleição de Dilma – Como enfrentar a disputa desigual com a imprensa partidarizada”

11h30 – Debates

12h – Encerramento