O diretor financeiro do Sindipetro Ceará/Piauí agora é suplente da diretoria da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Emanuel Menezes é petroleiro lotado na Transpetro e militante do Movimento Luta de Classes.

 O XVI Congresso Nacional da FUP foi encerrado neste domingo, 17, com a eleição da nova diretoria da Federação para o triênio 2014-2017. O coordenador do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, foi eleito o novo coordenador geral da FUP em uma chapa unitária, que reúne militantes da Articulação Petroleira, CSD, CTB e independentes. A plenária final também aprovou por unanimidade o apoio à reeleição da presidenta Dima Rousseff, que enviou aos delegados uma mensagem de congratulações, que foi lida em plenário, na quinta-feira, 14, durante a abertura do Congresso.

Os cerca de 300 delegados que participaram do XVI Confup aprovaram ainda uma moção de repúdio à agressão sionista promovida pelo governo de Israel e solidariedade à luta do povo palestino por um Estado livre e soberano. Outra importante resolução aprovada foi a realização de uma plenária estatuinte da FUP em 2015 para deliberar sobre a criação das Secretarias da Mulher Petroleira e de Aposentados e Pensionistas. Os delegados também aprovaram a implantação de um sistema de cotas que garanta a representatividade de mulheres petroleiras nas delegações para plenárias e congressos da FUP, bem como na composição da próxima diretoria da Federação, que será eleita em 2017, obedecendo a proporcionalidade entre homens e mulheres no Sistema Petrobrás.

 

alt

Em relação às lutas da categoria e às campanhas reivindicatórias, os petroleiros aprovaram ganho real de 5,5%; construção de um anteprojeto de lei para regulamentação das atividades e regime de trabalho no setor petróleo (reformulação da Lei 5811 de 1972); intensificação da luta contra a precarização provocada pela terceirização, com a FUP assumindo o protagonismo nas esferas legislativa e judiciária; recomposição dos efetivos próprios do Sistema Petrobrás; garantia de condições seguras de trabalho em todo o setor petróleo.

“A vida é mais importante do que a produção”

Ao transmitir o cargo da coordenação geral da FUP a José Maria Rangel, o ex-coordenador João Antônio de Moraes pontuou as principais conquistas e embates que marcaram a Federação ao longo de seu mandato, ressaltando que continuará contribuindo para que a entidade siga sendo referência na luta sindical. “Temos agora pela frente uma luta ainda maior e que começa já, com a nossa militância nas ruas para impedir o retrocesso no projeto político em curso no nosso país. Vamos reeleger a presidenta Dilma”, conclamou Moraes, que segue integrando a direção colegiada da FUP.

alt

Bastante emocionado, José Maria Rangel agradeceu a confiança dos petroleiros, afirmando que continuará pautando a sua atuação sindical pela defesa intransigente por condições seguras de trabalho em todo o setor petróleo. “A FUP tem que ter como meta ser referência na luta por segurança e o nosso desafio é sensibilizar a categoria para a importância disso. Não adiantam palavras de ordens. Temos que enfrentar os gestores da Petrobrás e deixar claro que a vida é mais importante do que a produção”, declarou.

Zé Maria passa a ser o sexto coordenador da FUP nestes 21 anos de existência da Federação. Petroleiro da Bacia de Campos, ele ingressou na Petrobrás em 1985, como técnico de manutenção e desde 1993 é dirigente sindical. Em 2004, assumiu a coordenação do Sindipetro-NF, onde tem sido referência nacional na luta por condições seguras de trabalho no setor petróleo.

DIREÇÃO COLEGIADA DA FUP 2014-2017 (TITULARIDADE)

José Maria Rangel (Sindipetro-NF)
João Antônio de Moraes (Sindipetro Unificado SP)
José Genivaldo da Silva (Oposição Litoral Paulista)
Paulo César Martin (Sindipetro-BA)
Ubiraney Porto (Sindipetro-BA)
Francisco José de Oliveira (Sindipetro-NF)
Eneias Zanelato (Sindipetro-ES)
Silvaney Bernardi (Sindipetro-PR-SC)
Francisco Ramos da Rocha (Sindipetro-BA)
Leopoldino Martins (Sindipetro-MG)
Simão Zanardi Filho (Sindipetro Duque de Caxias)
Gerson Luiz Castellano (Sindiquímica-PR)
Dary Beck Filho (Sindipetro-RS)
Aldemir Caetano (Sindipetro-AM)
José Divanilton Silva (Sindipetro-RN)

Fonte: FUP