A FUP reuniu-se no último dia 18 com o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho – DSST/MTE –  para denunciar a insegurança das refinarias da Petrobrás no Brasil. A reunião foi com o diretor do órgão, Rinaldo Marinho Costa Lima, e contou também com a participação dos Sindipetros de Duque de Caxias, Bahia e Unificado de São Paulo,  cujos dirigentes sindicais relataram os riscos a que estão sendo submetidos os trabalhadores das refinarias.

A FUP ressaltou que a Petrobrás criou no Abastecimento uma gerência geral de “Eficiência Operacional” para orientar as unidades a aumentarem as suas cargas de produção para atender ao mercado interno, reduzindo, assim, as importações. Em função disso, as refinarias muitas vezes estão produzindo acima da capacidade para a qual foram projetadas, podendo gerar acidentes.  Os trabalhadores estão em risco iminente, como atestam as constantes falhas e explosões de compressores, tanques, válvulas e tubulações.

Outro fato relatado pela FUP e sindicatos foi a supressão de algumas Paradas de Manutenção em refinarias que tiveram seus efetivos reduzidos, aumentando ainda mais os riscos de acidentes. Os sindicalistas também advertiram aos fiscais do MTE que, em seu entendimento, a Petrobrás em algumas unidades não está totalmente preparada para a ocorrência de um Acidente Industrial Ampliado, conforme Convenção 174 da OIT. O Diretor do DSST/MTE  irá estudar a denúncia da FUP e montar uma força tarefa para auditar as refinarias da Petrobrás no Brasil. O órgão também informou que irá notificar a empresa pelo não cumprimento da NR-20.

Fonte: FUP