Artigo do petroleiro Emanuel Cancella questiona matéria manipulatória da grande mídia sobre o transporte de gás no
país e mostra que por trás desse discurso está o objetivo de abrir caminho para a privatização do setor

A manchete de O Globo de 17 de junho, “Oferta de gás crescerá 68%, mas faltam gasodutos” é tendenciosa, leviana, neoliberal, e com o intuito claro de favorecer a iniciativa privada. Aliás, a mídia sempre apoiou as privatizações. O crescimento de 68% na oferta do gás é uma situação criada pela própria Petrobrás. Foi ela própria que desenvolveu tecnologia inédita permitindo a descoberta do pré-sal, o que multiplicou por cinco nossas reservas de petróleo e gás, propiciando esse aumento de oferta.

Vejam nossos aeroportos, quando o número de passageiros aumenta geometricamente e potencial de rentabilidade também, os aeroportos são entregues à iniciativa privada. O Estado constrói rodovias, ferrovias e o metrô, que em seguida são privatizados. Sem contar luz, telefone, portos e barcas, que depois de todo o sistema montado, o controle foi para mãos da iniciativa privada. Antes da entrega há uma campanha sistemática, na grande mídia, como agora com os dutos, desvalorizando o serviço estatizado, o que facilita a entrega. Normalmente esses serviços entregues passaram a ser de qualidade pífia, mas as tarifas cobradas são astronômicas.

No caso dos gasodutos, a Petrobrás que, além de suprir o mercado brasileiro de todos os derivados de petróleo nos seus 60 anos, construiu também uma malha de nove mil quilômetros, que corta o Brasil de norte a sul, de leste a oeste. Aliás, a própria estatal construiu o gasoduto Brasil Bolívia para trazer para o Brasil o gás da Bolívia.

O consumo do gás natural liquefeito de petróleo no Brasil se expandiu e a tendência é ainda aumentar exponencialmente. É preciso que a sociedade saiba que os gasodutos da Petrobrás foram construídos com dinheiro público. E o transporte de gás e derivados de petróleo através do duto é um dos negócios mais lucrativos da indústria do petróleo. Agora cabe a companhia construir as ramificações nos dutos existentes, o que vai permitir a chegada do gás natural a todas às cidades brasileiras.

Com a quebra do monopólio estatal do petróleo, as empresas privadas passaram a comercializar o gás nos estados, o que já é uma afronta aos interesses da sociedade, pois elas recebem o gás da Petrobrás pronto para o consumo. Já entregamos o gás que representa os ovos de ouro a essas empresas, agora vamos entregar os dutos, que são a galinha dos ovos de ouro?

* Emanuel Cancella é técnico da Petrobrás, Secretário Geral do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)