Trabalhadores filiados ao Sindipetro em votação. Foto: Nathan Camelo

Iniciada às 18h15m, conforme previsto no edital, a assembleia dos Trabalhadores da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) recusou a proposta de ACT apresentada pela empresa, que suprime direitos adquiridos em acordos anteriores e não contempla as reivindicações da categoria. Os trabalhadores ainda aprovaram a proposta inicial, mas ela será discutida e modificada em próximas assembleias, por haver necessidade de adicionar novos itens.

Reivindicações

Entre as principais reivindicações da categoria, estão a equiparação salarial de concursados e terceirizados/comissionados e a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. O reajuste para terceirizados na empresa que deveria prezar pelos funcionários aprovados em concurso é maior que os próprios, sendo 7,5% para terceirizados/comissionados e 5,7% para os próprios.

Entenda

Havia uma proposta em discussão entre os dirigentes da Cegás e a diretoria anterior do Sindipetro, porém, embora os trabalhadores tivessem ciência de seu conteúdo, ela não era proposta de ACT oficial por não ter sido aprovada por assembleia geral.