Logo após a apresentação do técnico do Dieese, Cloviomar Cararine, sobre o balanço da PLR, a nova diretoria do Sindipetro teve sua primeira reunião na noite do último dia 12/03, onde foi deliberada aceitação da proposta de regramento da PLR, porém com a ressalva de que o processo não houve tempo necessário para análise e verificação. “A diretoria buscará, nas próximas negociações, mais tempo e espaço para discussão com a categoria esse e quaisquer outros temas de nosso interesse”, garante o presidente da entidade, Oriá Fernandes.

[Clique aqui e confira os dias, horários e locais das assembleias]

Um dos principais pontos analisados foi o fato de que para que o regramento entre em vigor já em 2014, seria necessário aprovação dos trabalhadores antes da assembleia do Conselho de Administração da Petrobrás, prevista para o final de março. Caso o prazo se estendesse muito, a proposta só valeria para 2015.

O regramento da PLR é uma batalha histórica da própria categoria, visto que todo ano havia campanha. Com essa resolução, as entidades sindicais podem focar em outras lutas de mais relevância para os próprios petroleiros e toda a sociedade brasileira.

[jwplayer config=”video-conteudo” mediaid=”5579″ image=”http://sindipetroce-pi.org.br/wp-content/uploads/2014/03/cloviomar.jpg”]

[Baixe aqui o slide do estudo apresentado pelo DIEESE]

Confira abaixo as resoluções da reunião:

– Situação geral do sindipetro:
Foi apresentado panorama da situação financeira do sindicato. Há problemas no repasse de documentos e transição da antiga diretoria. Diretores voluntários farão auditoria inicial da documentação. Constatando-se possibilidades de irregularidades, será contratada empresa de auditoria.

– Solenidade de posse no dia 21 de março;
Tendo em vista a demanda de atividades no período (assembleias da PLR, campanha da Cegás) a data da solenidade foi alterada para 28 de março.

– Assembleias de PLR:
Foi aprovado o indicativo de aceitação da proposta da Petrobras com ressalva. A ressalva se dá no sentido que o processo não houve tempo necessário para análise e verificação da mesma. Ressalta-se que as próximas negociações haja tempo e espaço maior de discussão com a categoria. Foi aprovado também a solicitação à categoria, a ser indicado nas assembleias de PLR, de contribuição de 1% do salário base dividido em 2 meses como apoio assistencial ao sindicato.

– Comissão de negociação do acordo coletivo Cegas;
Oriá, Emanuel e representantes de base estarão presentes nas negociações com a Cegás.

– Liberação Sindical;
Foi repassada a situação atual. Processo continua em discussão. Nenhuma Proposta apresentada.

– Apresentação e discussão do Plano Estratégico;
Aprovada proposta de realização da elaboração do Planejamento na segunda semana de abril. O local será a sede do sindicato.

– Disponibilização de sala ao Movimento Luta de Classes.
Assunto foi retirado de pauta e será discutido posteriormente.