Extintor com data de validade vencida.

Na Usina de Biodiesel de Quixadá, trabalhadores tiveram que usar como pauta de greve a cobrança de medidas obrigatórias que a gerência de SMS da unidade deveria aplicar no desempenho normal de suas atribuições. Entre os itens da pauta estavam: torres sem birutas, normas regulamentadoras obrigatórias e exames médicos atrasados, sirenes de alarmes inaudíveis em determinados pontos da usina e até extintores com data de validade vencida.

[LEIA TAMBÉM: Diretoria negocia mudança de regime de horário para trabalhadores da Biodiesel, em Quixadá]

A categoria, prezando pela segurança do contingente de trabalhadores(as) e do próprio equipamento da usina, listaram medidas (algumas banais, outras obrigatórias até então não cumpridas) que foram apresentadas em reunião dos gerentes da unidade com diretores do Sindicato. Dois itens se referem a exigência da divulgação dos resultados de risco biológico, não contemplado no PPRA, e do Programa de proteção respiratória.

Saber qual o contingente mínimo necessário da brigada de incêndio, apesar de aparentar ser um cálculo fácil, ainda não foi respondido pelo gerente de SMS da Unidade, Cícero Alexandre, que afirmou não ter esse numero ainda definido. Além de não ter a brigada definida para uma ação, isso deixa aos trabalhadores o voluntarismo que pode se tornar um risco ainda maior. Os trabalhadores também exigem o uso de fardamento RF, resistente a fogo; a substituição do fardamento de arcos elétricos que a unidade dispõe, atualmente sem certificação do Ministério do Trabalho; a troca do fardamento de combate a incêndio, que está deteriorado; e a atualização da NR-23, desatualizada de acordo com a prática de sinistro na unidade; além da ampliação da linha de combate a incêndio que não alcança o ADM 2, estacionamento e almoxarifado.

Torre sem Biruta.

Sobre o PDRH (Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos) não atendido, os gestores da unidade alegaram dar prioridade às Normas Regulamentadoras, porém as próprias NR’s também estão atrasadas, incompletas e desatualizadas, como é o caso das NR-12, NR-13, NR-17, NR-20, NR-23. As NR-10 e NR-35 já iniciaram após pressão dos trabalhadores, demostrando que o SMS da Usina não segue orientações da Companhia.

O Sindicato estará sempre atento a essas questões e parabeniza a união e o comprometimento e a seriedade com que o grupo de trabalhadores(as) da UBQ preza pela segurança da categoria e da companhia que tanto defendemos.