FUP

Há pelo menos uma década, a FUP luta para que a Petrobrás e subsidiárias custeiem todos os medicamentos receitados aos trabalhadores, aposentados e pensionistas. O Acordo conquistado arrancou esse compromisso da empresa, que reformulará o atual Benefício Farmácia, acabando com as limitações de medicamentos em listas fechadas e cobrindo integralmente os custos.

Os titulares da AMS e seus dependentes  terão um desconto fixo mensal de R$ 2,36 a R$ 14,17, por beneficiário, de acordo com a faixa de renda,no sistema de mutualismo. Os aposentados serão os maiores beneficiados, já que, normalmente, consomem mais medicamentos do que os petroleiros mais jovens.

O programa será ampliado para que possa garantir uma série de serviços, como acesso a um site específico do beneficio farmácia para que os usuários possam estar sempre informados,  aviso através do celular do horário de tomar o medicamento, reembolso em sete dias para remédios adquiridos em farmácias que não sejam credenciadas, entrega em domicilio, entre outras vantagens. Caso o usuário vá a médicos diferentes e estes receitem remédios que sejam incompatíveis, o beneficiário também será alertado sobre o problema.

Muitas dessas conquistas são fruto de um processo contínuo de negociação, através da Comissão de AMS, onde a FUP vem constantemente buscando a melhoria do benefício. O custeio de medicamentos foi conquistado no ACT de 2005 e implementado em 2006. De lá pra cá, o benefício foi sendo aprimorado, em função da pressão da FUP nessa Comissão.