Mais uma vez uma demissão injusta de um trabalhador foi revertida. Caso vem da Companhia de Gás do Ceará. Através de uma Ação Trabalhista ajuizada pelo departamento jurídico do sindipetro CE/Pi, Paulo Henrique Farias, que havia sido demitido imotivadamente em 2011, após apenas um ano de ter ingressado na companhia através de concurso, teve sua açã o julgada procedente com a determinação judicial de reintegração imediata ao trabalho, dia 18/09, na Cegás. Para a assessora Jurídica do Sindipetro, Sâmia Ribeira, essa foi uma grande vitória trabalhista.

Em contrapartida, contrariando a decisão judicial, a Cegás está adotando uma prática de negar ao trabalhador o direito de retornar às condições anteriores. “È complicado quando você volta integrado. Eu voltei, mas faz 10 dias que eu estou na Cegás sem computador, sem email, eu fico no lugar dos estagiários quando eles não estão trabalhando. Eu fico sem mesa, às vezes no passatempo da recepção. Falaram pra mim que não era a hora de não ter nem email”, disse o trabalhador.

Para o Secretário geral do Sindipetro, Marcondes Muniz, o sindicato está vigilante e atento a essa situação e tomará medidas judiciais sobre do assunto.”Na visão do sindicato, os trabalhadores não devem ter esse tipo de tratamento e práticas de assédio moral serão sempre combatidas. Os regulamentos impostos pela companhia jamais poderão sobrepor o direito do trabalhador e a decisão da justiça”, disse.