Com 68% de aprovação, 20% contra e 12% de abstenção, petroleiros deliberaram greve por tempo indeterminado em todo o estado do Ceará a partir da próxima segunda-feira (21). Categoria ainda reivindica cancelamento do leilão de Libra e arquivamento da PL 4330 (que regulamenta a terceirização). 99% rejeitaram a proposta de ACT da Petrobras.

Seguindo os indicativos da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e de seus sindicatos filiados, os trabalhadores da Petrobras e subsidiárias aprovaram greve por tempo indeterminado a partir de hoje (17). Os petroleiros exigem a suspensão imediata do leilão de Libra, a maior e mais importante descoberta de petróleo dos últimos anos, que o governo pretende ofertar às empresas privadas no próximo dia 21.

Outro ponto central da greve é a retirada de tramitação do Projeto de Lei 4330, que sob o pretexto de regulamentar a terceirização, piora consideravelmente as condições de trabalho e ataca direitos históricos da classe trabalhadora. Além disso, os petroleiros lutam por avanços na campanha reivindicatória, cuja proposta apresentada pela Petrobrás no dia 07 foi amplamente rejeitada pelos trabalhadores.

A greve foi aprovada em todas as bases da FUP, de Norte a Sul do país, e começou a partir da zero hora desta quinta nas refinarias, terminais de distribuição, plataformas de petróleo, campos terrestres de produção, usinas de biodiesel, termoelétricas e unidades administrativas da Petrobrás, Transpetro e demais subsidiárias.