Grupos de comunicação independentes, estudantis, comunicadores populares e sindicais se reunirão na próxima segunda-feira (23), às 14h, na sede do Sindicato dos Petroleiros do Ceará (av. Francisco Sá, 1823 – Jacarecanga), para debater a prática do jornalismo de independente nas manifestações de Fortaleza.

O evento será gratuito e tem como público-alvo estudantes de comunicação, professores, fotógrafos independentes, comunicadores populares, imprensa alternativa, coletivos de comunicação, DA’s, CA’s, DCE’s, sindicalistas que trabalham comunicação e demais interessados.

A luta pela democratização dos meios de comunicação, uma batalha enfrentada pela esquerda aliada aos movimentos sociais não é de hoje. A imprensa tradicional, aliada e pertencente ao grande capital, defende os interesses político-econômico empresarial, sendo proporcionalmente oposta a luta dos trabalhadores e do povo, que tem o direito de ter uma comunicação popular, democrática e participativa.

A luta operária nunca foi fácil, pois além de brigar pelos direitos trabalhistas, os trabalhadores têm que lutar ainda contra a grande imprensa burguesa, que deturpa sua imagem, omite seus passos e às vezes constrói opinião pública da sociedade contra eles. Sendo assim, pelo direito à informar suas demandas, os trabalhadores não têm outra saída senão apegar-se à resistência da mídia tradicional e construir a comunicação popular alternativa, que lhe dará vez e voz.

A imprensa tradicional, aliada ao grande capital, monopolizada por poucas famílias no Brasil, é poderosa. A imprensa alternativa não tem opção a não ser trabalhar em rede, se ajudando. As redes sociais enfraquecem mais os investimentos na TV e se aproxima da democracia das comunicações.

Confirme sua presença no evento:http://www.facebook.com/events/590716354300782/?fref=ts

Com esse olhar, o Sindipetro Ceará/Piauí, apoia a luta pela democratização da comunicação e da mídia no Brasil, pela comunicação popular, alternativa e independente. Por isso, entende que é de grande valia o encontro proposto com os coletivos, veículos e movimentos de comunicação alternativa no Ceará.