É sempre muito bom quando é levantada a questão da atuação do nosso Sindipetro Ceará/Piauí, pois significa que as pessoas estão se aproximando ou sentindo a necessidade do Sindicato. Nós estamos sempre abertos ao diálogo e as críticas. Elas, desde que oportunas, são sempre bem vindas.

O Sindipetro CE/PI, pelo reduzido número de funcionários que temos no nosso estado, tem apenas o presidente, Orismar Holanda, liberado dos serviços para exercer as atividades sindicais, que não são poucas (reuniões, audiências, assembléias, paralisações, mobilizações, articulações, etc.), além do secretário-geral Marcondes Muniz, liberado por cota da FUP; e que por isso mesmo passa mais tempo fora do estado. Temos carência de pessoal.

É importante o trabalhador ligar para o sindicato e se informar dos acontecimentos. Ocasião em que poderá até ser convocado a ajudar nas assembleias, reuniões, mobilizações.

Nós, que atualmente compomos a diretoria, prestamos um serviço voluntário à toda categoria. Muitas vezes abrimos mão dos nossos afazeres e descanso porque acreditamos ser nosso dever cívico. Devido a isso, muitas vezes ganhamos da Companhia o desprezo e até deboche de alguns companheiros.

Temos em nosso estatuto, que é um dever dos associados: comparecer aos congressos, assembléias e reuniões convocadas pelo Sindipetro. O sindicato prepara o congresso, prepara material, convida pessoas de outros setores da sociedade e se contam nos dedos os trabalhadores que comparecem.

Então façamos também a nossa parte, a nossa entidade é carente de pessoas dispostas a trabalhar, dar sua cota de sacrifício pela categoria e respeitar a memória dos que fizeram a greve de 95.

Abaixo, um poema de Bertold Brecht, que é conhecido por todos os sindicalistas, que gostaria de compartilhar:

“Mas quem é o sindicato?
Ele fica sentado em sua casa com o telefone?
Seus pensamentos são secretos, suas decisões desconhecidas?
Quem é ele?
Você, eu, vocês, nós todos.
Ele veste a sua roupa, companheiro, e pensa com a sua cabeça.
Onde more é a casa dele, e quando você é atacado, ele luta.
Mostre-nos o caminho que devemos seguir e, nós seguiremos com voc ê.
Mas não siga sem nós o caminho correto.
Ele é sem nós o mais errado.
Não se afaste de nós.
Podemos errar e você ter razão, portanto não se afaste de nós!
Que o caminho curto é melhor do que o longo, ninguém nega.
Mas quando alguém o conhece e não é capaz de mostrá-lo a nós,
de que serve a sua sabedoria?
Seja sábio conosco!
Não se afaste de nós!”

 

 Douglas Uchoa é diretor do Sindipetro Ceará/Piauí.