O vídeo não é novo, mas a questão ainda é atual. O Cordel da Regulação da Comunicação narra a necessidade da criação de um novo marco regulatório, para que os meios de comunicação saiam das mãos de um poder centralizado e a programação seja diversificada e apresente a pluralidade da cultura brasileira.

Artistas como Leci Brandão, Xico Sá, o escritor Marcelino Freire, a ex-voleibolista Ana Moser, o ator Irandhir Santos, o cantor Maciel Salu e o jornalista Ivan Moraes Filho são alguns dos intérpretes que participaram da gravação do Centro de Cultura Luiz Freire, ONG de Pernambuco que atua com foco na educação, cultura e comunicação.

Confira clicando na imagem:

 

Campanha Nacional por Liberdade de Expressão

Há mais de 50 anos surgiu o Código Brasileiro de Telecomunicações, a principal lei do setor que está valendo até hoje. Aproveitando a data, entidades de todo o país lançaram uma Campanha Nacional por Liberdade de Expressão para todos e por um novo marco regulatório das comunicações.

Segundo Renata Miele, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé – entidade que junto com os movimentos sociais luta pela democratização da comunicação – a campanha “Para expressar a liberdade: uma nova lei para um novo tempo” visa lutar por uma nova lei geral para as comunicações no Brasil. “Uma lei que tenha novos valores, que permita que todas as opiniões, pessoas e vozes que não tem espaço hoje nos meios de comunicação possam ter seu espaço para se expressar”, comentou. Para Renata, a lei que temos hoje é ultrapassada e representa valores conservadores que queremos superar.

Assine e contribua para a existência da nova lei:

Entidades da sociedade civil e do movimento social se organizaram para encaminhar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular das Comunicações para regulamentar o que diz a Constituição em relação às rádios e televisões brasileiras. A marca de 1 milhão e trezentas mil assinaturas colocará o Projeto de Iniciativa Popular por Mídia Democrática em debate no Congresso Nacional.

Mais informações e instruções no site: http://migre.me/fDxlo

Natália Vaquelli