Em reunião realizada nesta quarta-feira (19), em São Paulo, e solicitada há mais de dois meses para tratar de assuntos da pauta da classe trabalhadora, a CTB e as demais centrais sindicais afirmaram ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sua posição em relação à necessidade de reduzir as tarifas do transporte público pelo país afora.

De forma consensual, as centrais sindicais reafirmaram a Lula aquilo que já haviam manifestado ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, um dia antes, durante reunião do Conselho da Cidade: diante das manifestações populares, a saída ideal deveria ser a revogação de qualquer aumento.

No final da tarde, Haddad e o governador Geraldo Alckmin anunciaram a revogação do aumento das tarifas dos ônibus, trens e metrô. Para Wagner Gomes, a decisão foi acertada, mas a pauta dos protestos não deve ser encerrada. “O clamor das ruas mostra e reforça a necessidade de avançar nas mudanças políticas em direção a um novo projeto nacional de desenvolvimento com valorização do trabalho, soberania e democracia, bandeira da Conclat levantada hoje unitariamente pelas centrais sindicais”, afirma o dirigente.

Convite

Além da questão referente ao transporte público, as centrais sindicais reafirmaram a Lula algumas de suas reivindicações junto ao governo federal, apresentadas há mais de três meses, logo após a realização da 7ª Marcha a Brasília.

Além disso, Wagner Gomes e o vice-presidente Nivaldo Santana entregaram a Lula um convite para que ele prestigie o 3º Congresso Nacional da CTB, a ser realizado entre os dias 22 e 24 de agosto. “Lula é uma figura histórica para o sindicalismo e para a classe trabalhadora. Sua presença trará um grande brilho ao nosso Congresso”, afirmou o presidente da CTB.

Portal CTB