Participantes aprovam Regimento Interno

7/6/2013 – 09:07

Participantes da IV Plenafup analisaram e aprovaram neste início da manhã o Regimento Interno da plenária. O documento organiza todas as atividades do evento.

Neste momento foi concluída a leitura do Regimento e a fase de apresentação de destaques, que são as propostas de alterações ou correções no documento.

Depois de concluída esta fase, a IV Plenafup entrará nos debates divididos por grupos temáticos (Grupo 1 – Sindicalismo; Grupo 2 – Previdência e Benefícios; Grupo 3 – Saúde, Segurança e Meio Ambiente; e Grupo 4 – Setor Petróleo).

José Maria Rangel pediu apoio aos delegados para fazer a diferença a frente do CA da Petrobrás

7/6/2013 – 09:31

Um agradecimento especial ao apoio e empenho dos petroleiros à sua eleição ao CA da Petrobrás, foi feito por Zé Maria durante a IV Plenafup. “Uma maior sintonia com todas as bases é fundamental para o êxito de nossa gestão no CA e para demonstrarmos a importância da conquista dessa vaga. Vamos fazer a diferença!” – afirmou Zé.

Zé Maria pretende realizar uma gestão transparente e para isso utilizará ferramentas de comunicação como o blog (www.zemarianoca.org.br) e o jornal que foi distribuído durante sua fala. Como uma de suas ações no sentido de uma gestão transparente ele informou que sua remuneração é de R$ 9.400,00, abatido o Imposto de Renda. “Esse valor será utilizado para pagamento de assessorias jurídica, de imprensa e do Dieese, além das viagens que serão necessárias para aproximar o conselheiro da categoria” –  explicou Zé Maria.

Mobilização dia 11 em Brasília contra PL 4330

7/6/2013 – 09:49

Mobilização na próxima terça, 11, no Congresso Nacional, e a discussão em torno de uma possível greve geral nacional são as formas de resistência programadas para combater o Projeto de Lei 4.330/2004, que amplia as possibilidades de terceirização das relações de trabalho.

Na avaliação do diretor da FUP Anselmo Ruoso, que atua na Secretaria de Relações Internacionais e Setor Privado, o cenário é desfavorável para os trabalhadores, e nem mesmo o governo federal conseguiu cumprir o compromisso, assumido nesta semana, de evitar que o tema fosse colocado em votação até que fosse discutido pelas centrais sindicais.

A votação, que estava prevista para a última terça, 4, foi adiada após pressão dos trabalhadores, mas os parlamentares que têm interesse em sua aprovação conseguiram pautar o tema para a terça, 11. Se for aprovado na comissão, a proposta pode ir para votação direta no Senado.

Durante a IV Plenafup, Ruoso fez um chamado à participação de todos os sindicatos petroleiros na mobilização do próximo dia 11. A Plenária Nacional da Fup acontece desde ontem no Assentamento Normandia, em Caruaru (PE), e segue até o domingo, 9.

IV Plenafup: Petroleiro do RN lança livro na plenária

7/6/2013 – 11:27

 Delegado da base do Rio Grande do Norte na IV Plenafup, o petroleiro Marco Aurélio de Lima Azevêdo, 56 anos, está lançando hoje, no evento, o livro “Na boca da mesa – Uma energia necessária, uma luta imensurável” (Editora Queima Bucha). Aberta ontem, a Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros segue até o domingo, 9, no Assentamento Normandia, em Caruaru (PE).

A obra é uma autobiografia do trabalhador, que divide a abordagem de aspectos pessoais, e registros da história cultural da sua região e do País, com o relato da vida profissional no setor petróleo.

Empregado da Petrobrás desde 1982, Azevêdo passou por uma experiência anterior, a partir de 1977, em uma sonda de petróleo norte-americana, como radio-operador, o que contribuiu para conhecer o modo como os Estados Unidos interferiam na política brasileira e, especialmente, na área de energia.

Depois de ter entrado para a militância política e ter enfrentado o cenário do final da Ditadura Civil-Militar brasileira, o petroleiro acabou por descobrir anos depois, na Petrobrás, uma realidade onde também havia repressão e assédio.

Em um processo judicial que durou 11 anos, iniciado em 2000, Azevêdo lutou contra a perseguição empreendida por um gerente da empresa, ex-militar, mas acabou por não ver a justiça ser feita. O TST arquivou o processo em 2011 sem ter julgado o mérito.

Interessado em história e cultura, o autor afirma que trabalha em um novo livro, sobre os impactos da religião na manutenção de um Estado Laico no Brasil.

Economista do Dieese, Cloviomar Cararine, alerta que esse ano acontece o primeiro leilão do modelo de partilha

Ainda na parte da manhã aconteceu uma palestra com o técnico da subseção do Dieese, o economista Clovioma Cararine, sobre o setor de petróleo e gás no Brasil. Cararine abordou a importância histórica do petróleo e a importância das matrizes energética para nosso país. Cinquenta e quatro porcento da nossa matriz vem de energias não renováveis e 45% de energias renováveis, o restante se divide em energia hidráulica, biomassa, entre outros.

BAIXE AQUI O SLIDE DE APRESENTAÇÃO DE CLOVIOMA.

Alerta

Cararine alertou para o fato de estar marcado para esse ano a primeira rodada de leilões do modelo de partilha, que aconteceria em novembro e foi antecipado para outubro. O campo que será leiloado será o de Lira na Bacia de Santos, cuja expectativa da ANP é de produção de 26 a 42 bilhões de barris. “No próximo dia 11, a ANP realizará no Rio de Janeiro uma audiência pública para regulamentar o modelo de partilha desse leilão, tem 140 vagas para participação e o movimento sindical petroleiro precisa estar presente nesse momento” – chamou atenção Cararine.