Ao divulgar o balanço trimestral da Petrobras, na última segunda-feira (29/04), o diretor de abastecimento da estatal, José Carlos Cosenza, informou que a Refinaria Premium II deve começar a funcionar em dezembro de 2017.
Segundo Consenza, o prazo de sete anos para a autossuficiência do Brasil em derivados de petróleo depende das refinarias Premium I, no Maranhão, e Premium II, no Ceará, que ainda estão em fase de análise. “Estamos muito otimistas de que são viáveis”, disse o diretor. Ele espera que o período de avaliação dos projetos termine até a metade deste ano.
O projeto 
A refinaria de petróleo Premium II é mais uma grandiosa obra que irá impulsionar o desenvolvimento do Ceará e do Nordeste e será implantada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, na área do município de Caucaia.  O objetivo principal da implantação da refinaria é contribuir para promover o crescimento sustentável do Estado e do Brasil como um todo, suprindo as necessidades de consumo de derivados do petróleo nos mercados internos e externos.
A Premium II é considerada uma das maiores refinarias de petróleo do mundo e terá escala mundial, com produção de 300 mil litros de barris por dia, produzindo diesel, gás de cozinha, querosene de aviação, nafta petroquímica e coque. Os seus produtos possuirão a qualidade prêmio, ou seja, seguem as especificações internacionais, que são de baixíssimos teores de enxofre, daí a designação de Premium.


No último 2 de abril, em solenidade no Centro de Eventos do Ceará, o governador Cid Gomes doou o terreno à presidenta Dilma Rousseff e à presidenta da Petrobras, Graça Foster. A área requerida pela empresa corresponde a cerca de 1.900 hectares.
Com informações da Agência Brasil.