O Sindipetro CE/PI reuniu-se com estudantes delegados eleitos pelo Ceará para o 53º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). Na ocasião, foram debatidos temas comuns ao movimento estudantil e sindicato e elaborados eixos de demandas prioritárias a serem defendidas pelos estudantes no Congresso que acontecerá entre os dias 29 de maio e 02 de junho, em Goiania (GO).

Na reunião, estavam presentes representantes da União da Juventude Socialista (UJS), do Levante Popular da Juventude, DCE da Uece e UFC, além de membros da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e da própria UNE.

O secretário-geral do Sindipetro Ceará/Piauí, Marcondes Muniz, iniciou a sua fala apresentando uma análise da conjuntura internacional e nacional e informou que o país passa por um momento muito delicado, de efervescência na disputa entre projetos políticos distintos agravados com uma crise do capital mundial. Ele ainda relatou que o ambiente interno na Petrobrás está mais hostil, com um crescente recrudescimento das relações e espaços de negociações com os trabalhadores cada vez mais difíceis.

“O Sindicato dos Petroleiros do Ceará tem um grande compromisso com a construção de espaços permanentes de negociação, de esclarecimento as entidades e para a sociedade de uma maneira geral e de mobilizações. A gente está nessa luta porque entendemos que a Petrobrás possui uma importância estratégica para o Brasil”, disse.

O Petróleo do pré-sal já tem de prejuízo inicial o valor referente 30% do montante acumulado nos reservatórios que já foram arrematados nos leilões anteriores em regime de concessão. A costa cearense foi arrematada por milhões, mas a sociedade empresária irá lucrar trilhões com a atividade de produção dos blocos.

O sindicato preparou uma tese especifica contra os leilões, esclarecendo pontos mais complexos e situando os estudantes sobre o contexto em que acontecem as disputas pelo petróleo e ameaça a soberania nacional. Essa tese será levada para debate com os grupos de discussão, e, se for aprovada pelas forças estudantis, irá para deliberações no Congresso Nacional.

Para o estudante da Faculdades Cearenses, Nathan Camelo, a UNE apoia a causa dos 100% dos royalties e os 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação, mas está deixando de lado uma disputa mais importante para o Brasil, o combate aos leilões. “Acho que temos que levar para UNE a ideia de que os 100% para a educação é muito importante, mas que eles estão apegados nesse conceito e não estão se tocando que o combate aos leilões é tão, ou até mais, importante do que a ideia dos royalties, que é um imposto de menos de 10%. Acredito que nosso desafio, enquanto estudantes, é esse”, completou.

O Diretor da UJS, Rodrigues Cláudio, disse que a UJS entregou no Congresso Nacional uma carta contra os leilões do Petróleo, que é uma luta legítima do próprio Movimento Estudantil e da UNE. Além disso, resgata a história, como no movimento “o petróleo é nosso”.

Encaminhamentos

No final da reunião foram eleitos por consenso os seguintes encaminhamentos:

– Criação de um Fórum permanente em defesa do Petróleo e da Petrobras;

– Criação de Fórum em defesa da instalação da refinaria Premium 2;

– Os estudantes se comprometeram a levar ao 53º Congresso da UNE a luta contra os leilões de Petróleo; Petrobras 100% estatal;

– Defesa dos 10% do PIB, 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-sal e 100% dos royalties para a educação;

– Regulamentação da utilização dos recursos dos royalties;

– Criação de uma grande campanha envolvendo mídia de massa;

– Defesa da Plataforma Campesina e Operária de Energia.

Haverá um próximo encontro entre os movimentos sociais, centrais sindicais, sindipetro e entidade estudantis dia 10/06, às 14h, na sede do Sindipetro Ceará/Piauí.