Vários sindicatos já iniciaram os debates regionais que servirão de base para a IV Plenária Nacional da FUP, que será realizada entre os dias 06 e 09 de junho, em Caruaru, semiárido do estado de Pernambuco. Pela segunda vez na história da organização da categoria, o fórum nacional de deliberação dos petroleiros terá como palco um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). A importância da unidade entre os trabalhadores do campo e da cidade foi ressaltada por João Pedro Stédile, um dos coordenadores nacionais do MST, na abertura do 9º Congresso do Sindipetro Norte Fluminense, que teve como tema “A crise e os desafios dos trabalhadores na indústria do petróleo”.

Na avaliação de conjuntura feita por Stédile, os capitalistas estão focados em cinco grandes interesses estratégicos: controle sobre minérios e petróleo; controle sobre a energia; controle sobre as telecomunicações;controle do agronegócio; e controle da mídia. E, na atualidade, a pressão pelo domínio destes setores se dá não pelo capital produtivo, mas pelo capital financeiro. “Daí a importância da unidade entre os trabalhadores do campo e da cidade”, destacou.

O Congrenf foi realizado entre os dias 24 e 26 e contou também com a participação do coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, que classificou a aliança do MST e da Via Campesina com os petroleiros como “pertencimento de classe, saber de onde viemos e para onde vamos”. Ele ressaltou a necessidade de transformar o ACT do Sistema Petrobrás em uma Convenção Coletiva para toda a indústria de petróleo, ampliando o direito a todos os trabalhadores do setor. “A revisão da Lei 5811 é um debate que precisa ser travado, porque direito que vira privilégio qualquer um pode destruir”, declarou, convocando os movimentos sociais para a construção de um ato nacional de resistência contra os leilões.

Nos últimos dias, também realizaram os seus congressos regionais os Sindipetros de Duque de Caxias e Minas Gerais. No Amazonas, o Congresso Regional começa nesta
sexta (26) e prossegue até domingo (28). No próximo final de semana, é a vez dos sindicatos do Paraná/Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Na Bahia, o II Congresso do Sindipetro-BA será entre os dias 18 e 19 de maio. Além de discutir estratégias de luta e pautas que serão levadas para o debate nacional, os congressos regionais estão elegendo os delegados que participarão da IV Plenafup.