O presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Roberto Smith, confirma que no caso de uma participação do Estado em algum empreendimento, ela se daria através da Agência. Mas explica que essa participação também poderia ocorrer de outra forma, por meio de uma legislação especial.

Se for pela Adece, ele explica, o Governo aumentaria o capital da agência, transferiria os recursos e, após estudos e avaliações, a Adece compraria as ações do empreendimento. “O governador ainda não falou comigo a respeito, mas esta seria uma boa solução”, admite Smith.

O senador Inácio Arruda (PCdoB) também confirma a viabilidade da proposta de Cid Gomes, dizendo que o Governo não precisaria comprometer recursos próprios. “Se for entrar no empreendimento, a sociedade poderá ser feita ou pela Cegás (da área de petróleo e gás) ou pela Cearáportos (a empresa portuária lida com os terminais da Petrobras no Estado). Os empreendimentos em curso não seriam comprometidos”, diz.

Inácio Arruda lembra que se o negócio for realmente bom, o Estado conseguirá levantar empréstimos que lhe permitirá participar. “O poder público só tem que comunicar à sociedade se o investimento vai ser bom. Se o Governo do Estado tomar essa decisão, será positivo pois funcionará como um selo de garantia de que o empreendimento é seguro, que não tem volta”,conclui o senador.

Fonte: Portal Inácio Arruda