No âmbito da Petrobras, bem no inicio do ano, teremos as disputas com a empresa e o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) para regramento futuro das PLR’S, montantes e valores para a distribuição. Um ano de negociação de pauta cheia de ACT (incluindo clausulas sociais e de benefícios). Precisamos ainda negociar a reabertura do processo de PCAC (Plano de Cargos e Avanço de Carreira) com a Petrobras, para corrigir distorções que resultam ainda da aplicação do referido plano e negociar a implementação de melhorias na AMS.

Contrária a esta necessidade, a empresa apresenta um ambiente interno de intensa instabilidade e recrudescimento das relações negociais com os trabalhadores. O Procop (Programa de Otimização de Custos de Operação) elege o fator produção ‘’produzir sempre mais’’como o principal potencial para se gerar ganhos de otimização, através da priorização de atividades, produtividade e redução dos custos unitários, com poder de alterar estruturas nas atividades da Companhia.
Impulsionados por essa premissa, os gestores elaboram, criam e inventam novas engenharias que permitam fazer mais, nem sempre melhor e com certeza, com uma menor quantidade de pessoas. A famosa reengenharia ganhando novo fôlego. Precisamos nos colocar vigilantes para garantirmos que o trabalhador não seja sacrificado, com jornadas e cargas de trabalho excessivas, gerando adoecimento e acidentes, inclusive fatais.

Negociação de PLR

No processo de negociação de PLR, a empresa define de forma unilateral o provisionamento de valores, sem regras ou critérios que atendam às reivindicações dos trabalhadores. O movimento sindical petroleiro elaborou calendário de lutas mais contundentes, com assembleias de 10 a 27 de janeiro de 2013, com mobilizações surpresas e parada de 24h no dia 28 de janeiro. Elege como prioridade negociar valores integrais e garantir uma negociação justa para o regramento e o montante. Entende a necessidade de romper as barreiras impostas pelo DEST solicitando reunião para discutir os critérios e parâmetros para negociação de metas para o processo da PLR. Novo Conselho Deliberativo dia 30 de janeiro apreciará resultados das assembleias bem como cenários e estratégias para uma greve por tempo indeterminado.

Um 2013 de renovadas esperanças para todos nós. Vamos a Luta!