Para falar sobre o balanço auditado da Petrobras, divulgado semana passada, o Brasil de Fatoentrevistou o coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Maria Rangel. Técnico de Manutenção Sênior de Plataformas na Bacia de Campos, Zé Maria, como é conhecido entre os petroleiros, ingresso na Petrobras no ano de 1985, há exatos 30 anos.

Na entrevista, o petroleiro destaca o papel dos funcionários da Petrobras na superação dos desafios e capacidade da maior empresa pública brasileira em vencer as dificuldades e virar a página. Zé Maria também apresentou os resultados positivos da empresa, como o crescimento da produção de petróleo, ocultado pela grande mídia.

Brasil de Fato – Qual a importância desse balanço auditado da Petrobras e os quais dados positivos que podem ser destacados?

Com a divulgação do balanço, apesar do prejuízo apresentado, a Petrobras pode voltar a captar recursos para financiar os seus projetos, que geram emprego, renda e tecnologia para o nosso povo. Temos que destacar que, mesmo com todos os ataques à empresa, seus resultados operacionais foram excelentes.

A maior parte da imprensa mostrou apenas os prejuízos da companhia e não falou do crescimento da produção. Que interesses estão por trás disso?

A Petrobras aumentou a sua produção em 5% , passou a produzir mais de 600 mil barris no Pré-Sal. E de sua capacidade de refino (de transforma petróleo em combustível e outros derivados). Isso deveria ser motivo de satisfação, mas, na verdade, incomoda a grande imprensa, que tem o mesmo discurso da época da criação da Petrobras, ou seja, insistem em denegrir a imagem da Petrobras, querendo entregar o nosso petróleo para as empresas estrangeiras.

Porque alguns partidos políticos, como PSDB, criticam o modelo partilha?

O modelo de partilha só vale para o pré-sal, onde a possibilidade de encontrar petróleo é de quase 100%. Esse regime de partilha tem um fundo soberano que destina 75% dos seus recursos para educação e 25% para a saúde. O PSDB que tentou privatizar a empresa , que sucateou a companhia e tem compromissos com as multinacionais, ver o Brasil destinando verbas para educação e saúde é a morte. Para isso vão inventar de tudo, inclusive inventar que a empresa não tem capacidade de investimento. A Petrobras tem condições de investir e, além disso, possui um corpo técnico fantástico.

O balanço mostra crescimento em várias áreas da Petrobras. A que pode ser atribuído esses resultados?

A empresa só resistiu a todos esses ataques devido a capacidade do seu quadro de funcionários, que não deixou a peteca cair, mesmo nos piores momentos de ataques da mídia. Também devido ao grande reconhecimento que a sociedade tem pela empresa. Notem que, depois de todos ataques, em recente pesquisa a população se posicionou contra a sua privatização. Isso é reconhecimento. Viramos a página sim e agora é hora de investir e gerar riqueza e melhores condições de vida para os brasileiros e brasileiras.

Brasil de Fato – Qual a expectativa quanto aos investimentos que serão anunciados nos próximos dias?

Iremos trabalhar para manter os investimentos, concluindo os projetos em andamento e nos posicionando contra os desinvestimentos tão alardeados na mídia.