“Viramos a página na Petrobrás e agora é hora de investir e gerar riqueza”, afirma coordenador da FUP

Para falar sobre o balanço auditado da Petrobras, divulgado semana passada, o Brasil de Fatoentrevistou o coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Maria Rangel. Técnico de Manutenção Sênior de Plataformas na Bacia de Campos, Zé Maria, como é conhecido entre os petroleiros, ingresso na Petrobras no ano de 1985, há exatos 30 anos.

Na entrevista, o petroleiro destaca o papel dos funcionários da Petrobras na superação dos desafios e capacidade da maior empresa pública brasileira em vencer as dificuldades e virar a página. Zé Maria também apresentou os resultados positivos da empresa, como o crescimento da produção de petróleo, ocultado pela grande mídia.

Brasil de Fato – Qual a importância desse balanço auditado da Petrobras e os quais dados positivos que podem ser destacados?

Com a divulgação do balanço, apesar do prejuízo apresentado, a Petrobras pode voltar a captar recursos para financiar os seus projetos, que geram emprego, renda e tecnologia para o nosso povo. Temos que destacar que, mesmo com todos os ataques à empresa, seus resultados operacionais foram excelentes.

A maior parte da imprensa mostrou apenas os prejuízos da companhia e não falou do crescimento da produção. Que interesses estão por trás disso?

A Petrobras aumentou a sua produção em 5% , passou a produzir mais de 600 mil barris no Pré-Sal. E de sua capacidade de refino (de transforma petróleo em combustível e outros derivados). Isso deveria ser motivo de satisfação, mas, na verdade, incomoda a grande imprensa, que tem o mesmo discurso da época da criação da Petrobras, ou seja, insistem em denegrir a imagem da Petrobras, querendo entregar o nosso petróleo para as empresas estrangeiras.

Porque alguns partidos políticos, como PSDB, criticam o modelo partilha?

O modelo de partilha só vale para o pré-sal, onde a possibilidade de encontrar petróleo é de quase 100%. Esse regime de partilha tem um fundo soberano que destina 75% dos seus recursos para educação e 25% para a saúde. O PSDB que tentou privatizar a empresa , que sucateou a companhia e tem compromissos com as multinacionais, ver o Brasil destinando verbas para educação e saúde é a morte. Para isso vão inventar de tudo, inclusive inventar que a empresa não tem capacidade de investimento. A Petrobras tem condições de investir e, além disso, possui um corpo técnico fantástico.

O balanço mostra crescimento em várias áreas da Petrobras. A que pode ser atribuído esses resultados?

A empresa só resistiu a todos esses ataques devido a capacidade do seu quadro de funcionários, que não deixou a peteca cair, mesmo nos piores momentos de ataques da mídia. Também devido ao grande reconhecimento que a sociedade tem pela empresa. Notem que, depois de todos ataques, em recente pesquisa a população se posicionou contra a sua privatização. Isso é reconhecimento. Viramos a página sim e agora é hora de investir e gerar riqueza e melhores condições de vida para os brasileiros e brasileiras.

Brasil de Fato – Qual a expectativa quanto aos investimentos que serão anunciados nos próximos dias?

Iremos trabalhar para manter os investimentos, concluindo os projetos em andamento e nos posicionando contra os desinvestimentos tão alardeados na mídia.

Um comentrio para “Viramos a página na Petrobrás e agora é hora de investir e gerar riqueza”, afirma coordenador da FUP

  1. Claudio disse:

    Que monte de baboseira!!!

    Há vários exemplos de países (Austrália, EUA etc) desenvolvidos que sequer possuem uma operadora administrada pela corrupção pública, ainda assim recebem milhões em royalties que são de fato reinvestidos localmente. Nem de longe estes países deixam de assegurar o desenvolvimento humano e tecnológico local, aplicando leis inteligentes que facilitam a entrada de práticas mais avançadas e garantem a participação e treinamento dos trabalhadores locais.

    Infelizmente os sindicatos tornaram-se verdadeiras manifestações partidárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SINDIPETRO-CE/PI

Avenida Francisco Sá, 1823, Jacarecanga - CEP: 60010-450
(85) 3238-6355 / imprensa@sindipetroce-pi.org.br