Todos os petroleiros do Ceará, em especial os da Lubnor, devem participar da audiência pública na Assembleia dos Deputados que discutirá a venda da Lubnor anunciada pela Petrobrás. Na ocasião, estarão autoridades da esfera municipal (Fortaleza), estadual e federal, além de movimentos sociais.

Vans estão disponíveis no portão A da Lubnor às 13h para levar os trabalhadores à Assembleia, que retornarão ao local ao término da audiência.

Ex-presidente da Petrobrás virá ao Ceará defender refino nacional 

O ex-presidente da Petrobrás (2005-2012), Sergio Gabrielli, virá ao Ceará para palestrar em audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará nesta segunda-feira (17), às 14h.
O presidente do Sindicato dos Petroleiros do Ceará, Jorge Oliveira, alerta os prejuízos se concretizada a privatização ou fechamento da refinaria. “Por muitos anos a Lubnor foi a maior pagadora de ICMS do Ceará, uma das maiores pagadoras de ISS e IPTU em Fortaleza, além de gerar oito mil empregos diretos e indiretos”, afirmou.
Oliveira explica ainda que existe uma cadeia produtiva no estado e que, se modificada, acarretará desindustrialização, além de prejudicar a saúde, educação e infraestrutura. “Aracati, Icapuí, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Maracanaú, Caucaia, além de Fortaleza, todos serão impactados de forma negativa”, finalizou.
Sobre a Lubnor
Inaugurada em 1966, ela ocupa uma área total de 218 mil metros quadrados. Produz 235 mil toneladas/ano de asfaltos e 73 mil metros cúbicos por ano de lubrificantes naftênicos. A refinaria responde por cerca de 13% da produção de asfaltos do Brasil. Além de produtora, é também distribuidora de asfalto para nove estados das regiões Norte e Nordeste.
Todo o petróleo utilizado pela Lubnor é do tipo ultra pesado: 85% provenientes do Espírito Santo e o restante, 15%, do Ceará. Do total processado, 62% do volume é destinado à produção de asfalto, abastecendo todos os estados do Nordeste, e cerca de 16% são empregados na obtenção de lubrificantes naftênicos.
Sobre Sergio Gabrielli
Sergio Gabrielli é professor titular licenciado da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Exerceu o cargo de diretor financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras de 1 de fevereiro de 2003 a 21 de julho de 2005, quando foi nomeado membro do Conselho de Administração da Petrobras e presidente da empresa, sendo o seu mandato o mais longevo (sete anos) até então.