Castello Branco defende fim do refino, distribuição, exploração em águas rasas e campos maduros


Num discurso digno de muitas vaias, do começo ao fim, o novo presidente da Petrobrás, o
Chicago Old Castello Branco afirmou na cerimômia de posse tudo o que as multinacionais estrangeiras queriam ouvir.

Retrocedendo 40 anos, quando estudou na famosa Escola Liberal da Universidade de Chicago, em 1978, e numa verborragia antiga e cheia de clichês, Castello Branco vociferou que “monopólios são inadmissíveis numa sociedade livre”. Frase que cairia perfeitamente bem se ele estivesse se referindo à Rede Globo de Televisão e não à Petrobrás, que teve seu monopólio quebrado em 1995. Mas como o velho Castello Branco parou em 78…

Após elogios a Pedro Parente e Ivan Monteiro, com direito a citações do ex-presidente norte-americano Ronald Reagan, Castello afirmou: “A Petrobrás é dominante na cadeia produtiva, desde a produção até a comercialização. Tal situação não é boa para a economia brasileira nem tampouco para a companhia, justamente por lhe ser excessivamente confortável”.

Para facilitar o entendimento do desastre, veja a frase como se fosse de presidentes de outras empresas:

“A Coca-cola é dominante da produção até a comercialização. Dominar o mercado dessa forma não é bom. Por ser muito confortável para nós, vamos nos desmembrar e vender partes à Pepsi, Guaraná e Dolly”.

“O MCDonald’s é dominante da produção até a comercialização. Dominar o mercado dessa forma não é bom. Por ser muito confortável para nós, vamos nos desmembrar e vender partes à Burguer King e Bob’s.

“A FORD é dominante da produção até a comercialização. Dominar o mercado dessa forma não é bom. Por ser muito confortável para nós, vamos nos desmembrar e vender partes à Wolkswagem, Chevrolet e Toyota”.

Sobre exploração em Campos Maduros e águas rasas, Castello disse ter “dúvidas” e colocará para avaliações de desinvestimentos.

Castelo Branco certamente é o nome ideal pra cumprir com a cartilha da gestão entreguista de Bolsonaro e seus generais lacaios, defensores dos interesses e das ganâncias estrangeiras.

Se tiver estômago, leia o discurso completo AQUI.
____

Chicago Boys (em português: Garotos de Chicago / Chicago Old: Velho de Chicago) foi o nome dado a um grupo de jovens economistas chilenos que formularam a política econômica da ditadura do general Augusto Pinochet. Foram os pioneiros do pensamento Liberal, antecipando no Chile em quase uma década medidas que só mais tarde seriam adotadas por Margaret Thatcher no Reino Unido.
A maioria destes economistas receberam sua instrução econômica básica na escola de economia da Pontifícia Universidade Católica do Chile, e foram mais tarde estudantes de pós-graduação na Universidade de Chicago.