A abertura (30-10) contou com participação do presidente do Sindipetro, Jorge Oliveira, e uma mesa com a historiadora Adelaide Maria G Pereira e Gabriel Vitullo, pós-doutor em ciências humanas, que palestraram sobre a dinâmica das lutas sociais no Brasil.

No segundo dia, o Sindipetro levou os economistas do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (INEEP), criado pela Federação Única dos Petroleiros, para a palestra “A geopolítica ambiental das nações e seus impactos no Brasil”, com o professor de Economia da UFRJ Eduardo Costa Pinto e o economista Rodrigo Pimentel Ferreira Leão.

Na ocasião, houve o LANÇAMENTO DO LIVRO “Energias e petrolíferas globais: transformações e crise”. A obra, organizada pelos diretores técnicos do INEEP, Rodrigo Leão e William Nozaki, tem prefácio do ex-ministro Celso Amorim e reúne artigos produzidos pelos pesquisadores do Instituto. O objetivo é disseminar conteúdo qualificado para áreas de interesse em torno da geopolítica do petróleo.

O evento é organizado pelo Viès – Núcleo de Economia Política,  grupo de estudos surgido em 2010 por meio de discussões e encontros entre o prof. Dr. Fabio Maia Sobral, ligado ao Departamento de Teoria Econômica da Faculdade de Economia da UFC, e três alunos da graduação do curso de Ciências Econômicas: Antônio Vogaciano, Emanuel Sebag e Mateus César.

 

BAIXE O LIVRO GRATUITAMENTE.