Vinícius Sobreira

Com informações do Brasil de Fato | Fortaleza (CE),

Encontro reúne 800 militantes de todo o país e homenageia ex-guerrilheira Zilda Xavier. - Créditos: Fotos: PH Reinaux e Vinícius Sobreira/ Brasil de Fato Pernambuco
Encontro reúne 800 militantes de todo o país e homenageia ex-guerrilheira Zilda Xavier. / Fotos: PH Reinaux e Vinícius Sobreira/ Brasil de Fato Pernambuco

Teve início nesta segunda-feira (13) a 5ª Assembleia Nacional da Consulta Popular, que reúne 800 militantes e convidados de todo o país em Fortaleza (CE). A Assembleia homenageia a ex-guerrilheira e militante da Ação Libertadora Nacional (ALN), Zilda Xavier. Durante a manhã houve uma recepção cultural para as delegações e convidados, exaltando os 20 anos de história da Consulta Popular. No turno da tarde, uma mesa de abertura debateu a conjuntura política e econômica internacional. A noite foi marcada por um ato político com a presença de organizações e políticos da esquerda brasileira.

A mesa do turno da tarde teve como tema “A crise do capitalismo, a ofensiva do império e os desafios do internacionalismo popular”. O debate foi facilitado por Paola Estrada, da direção nacional da Consulta Popular; Jaime Amorim, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Via Campesina; e o argentino Manuel Bertoldi, representando a Pátria Grande e a Aliança Bolivariana para os povos de nossa América (ALBA Movimentos).

 

 

Participaram do ato político Eliane Martins do Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD), Josivaldo de Oliveira do Movimentos dos Atingidos por Barragens (MAB), Bruno Pilon do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Nataly Santiago, do Levante Popular da Juventude, Gegê da Central dos Movimentos Populares (CMP), Ana Paula Sá da Rede de Médicos e Médicas Populares, Pedro Neto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Dennis Gonçalves do Movimento Camponês Popular (MCP), Noeli Taborda do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), Thiago Duarte – Frente de Juristas pela Democracia, Beni Eduardo do Movimento pela Soberania Popular na Miniração (MAM), Rachel Marques (PT), deputada estadual, Will Pereira, presidente da Central Única dos Trabalhadores Ceará (CUT), Carlos Veras, presidente da CUT-PE,  Paulo Romário da Pastoral da Juventude Rural (PJR), Emanuel Carneiro do Federação Única dos Petroleiros (FUP), Florence Poznanski do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Beatriz Cerqueira, presidente da CUT-MG, Paulo Cayres da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CMN), José Guimarães (PT), deputado federal, Luiziane Lins (PT), deputada federal e o governador Camilo Santana (PT) e grande parte do seu secretariado.

 

Edição: Monyse Ravena