Petrobrás alega alto custo no aluguel de gasoduto vendido por ela mesma e quer reduzir ‘despesas’ (direitos trabalhistas)

A revista Istoé divulgou que executivos da Petrobras indicaram uma ‘tendência de redução das despesas gerais e administrativas na Petrobrás’.

Eles explicaram que houve despesas não recorrentes, como o pagamento a consultorias.

As despesas gerais e administrativas somaram R$ 2,451 bilhões no terceiro trimestre deste ano, com alta de 10% em relação ao segundo trimestre, devido basicamente a gastos mais elevados com serviços de terceiros.

“Especificamente no caso das despesas operacionais da divisão de Gás e Energia, a piora se deve ao contrato relativo à NTS, explicaram”, diz a matéria na revista.

O professor e engenheiro Roberto Moraes denunciou ainda em 2016 a venda da malha de dutos de 2.050 km da da subsidiária TAG (Transportadora Associada de Gás) da Petrobras, instalada na região Sudeste, a de maior consumo do país, que tinha sido separada na empresa NTS (Nova Transportadora Sudeste) para o fundo financeiro canadense Brookfield, fechado pelo valor de US$ 4,23 bilhões.

Ou seja, em apenas 4 anos, Petrobrás terá pago em aluguel o que recebeu pela venda da NTS.

Douglas Uchoa, diretor administrativo do Sindipetro CE/PI, lembra a defesa da categoria petroleira contra as vendas. “Lutamos para manter a Petrobras 100% nacional, para manter a empresa a serviço do povo. Trazendo desenvolvimento para o país através do investimento em infraestrutura e não vendendo o que já tem, mandando o lucro para o bolso do capital financeiro”, diz.

2 Comentrio para Petrobrás alega alto custo no aluguel de gasoduto vendido por ela mesma e quer reduzir ‘despesas’ (direitos trabalhistas)

  1. Isto é triste para nós Petroleiros.

  2. José Carlos disse:

    O ex-diretor de comunicação e imprensa do SINDIPETRO-CE/PI assiste a todo este casuísmo calado, assim como alguns incautos petroleiros. Segundo este, na sua visão pequeno-burguesa, mais outros que foram e são enganados diariamente pela mídia, era só tirar a Dilma e o PT do poder, que tudo iria melhorar. Melhorar para quem ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SINDIPETRO-CE/PI

Avenida Francisco Sá, 1823, Jacarecanga - CEP: 60010-450
(85) 3238-6355 / imprensa@sindipetroce-pi.org.br