11:28

FUP avaliará proposta nos próximos dias

FUP reafirmou o posicionamento em defesa do atual Acordo Coletivo, sem retirada, nem redução de direitos, destacando que várias categorias estão tendo seus acordos renovados na íntegra, em função da insegurança jurídica que o país vive. A reunião termina com a FUP informando que avaliará a proposta para dar os devidos encaminhamentos à categoria.


11:13

Cobranças da Federação e o Sindiquímica PR são legítimas

Os RHs da Transpetro e da TBG afirmaram que irão seguir a proposta da Petrobrás, mas o da Araucária Nitrogenados vai avaliar os pontos e ficou de apresentar a proposta até o final do dia. A FUP criticou o fato, principalmente o tom jocoso do representante da Araucária que, de forma desrespeitosa, tentou desqualificar as cobranças legítimas que a Federação e o Sindiquímica PR vêm fazendo sobre a implantação do ATS, que foi assegurado na campanha reivindicatória de 2015, mas até hoje não foi cumprida pela subsidiária, que agora se encontra em processo de privatização.

A proposta tem ainda a intenção de alterar os dias de liberação de dirigentes sindicais. De 24 dirigentes e 25 dias de liberação para 5 dirigentes e 25 dias.

 

 

 


11:08

Sobre a redução opcional de jornada

A empresa mantém a redução opcional de jornada, com redução de 5 para 4 dias semanais para os trabalhadores do regime administrativo, vinculados aos horários fixo e flexível e sem função gratificada, mediante redução de 20% da remuneração. A Petrobrás também mantém o fim da Promoção por Antiguidade de Pleno para Sênior nos cargos de nível médio.


11:02

O que a empresa propõe manter

A nova proposta da Petrobrás mantém os benefícios educacionais, inclusive o Programa Jovem Universitário, que serão reajustados em 1,73%. O Adicional de Permanência no Estado do Amazonas e a Gratificação de Campo Terrestre também foram mantidos pela empresa, reajustados em 1,73%.


10:57

Propostas da empresa para a AMS

O reajuste proposto pela Petrobrás para a AMS é de 1,73% na tabela de grande risco. A empresa também propõe criar uma contribuição adicional a ser cobrada sempre em novembro e duas novas faixas de classe de renda. A proposta é que haja um acréscimo proporcional no valor da contribuição das faixas de classe de renda. A Petrobrás também propõe reduzir o limite para aquisição de medicamentos de R$ 300,00 para R$ 150,00.


10:55

Sobre o tempo de troca de turno

Em relação ao tempo de troca de turno, a Petrobrás propõe pagar essas horas como extraordinárias (75% de acréscimo), considerando a média apurada de minutos diários em cada troca, conforme a tabela do ACT.


10:45

A empresa também mantém a redução da gratificação de férias

A proposta da Petrobrás mantém a migração obrigatória do Auxílio Almoço para Vale Refeição/Vale Alimentação, sem considerar o valor para cálculo de gratificação de férias e 13º salário. A empresa também mantém a redução da gratificação de férias, que passará a ser remunerada em 1/3. Os 2/3 restantes serão pagos em forma de abono.


10:42

Resposta da empresa

A Empresa mantém em 1,73% o reajuste salarial, apresenta uma nova modalidade de pagamento das Horas Extras (75%). Remete à Comissão de Regimes e Jornadas o debate sobre as horas extras gerenciáveis, em resposta à solicitação da FUP.


10:34

A questão que é fundamental para todos nós, é a segurança, a vida e a saúde dos petroleiros

“O mundo que vocês pintam aqui na mesa é irreal. Vocês falam que a política de SMS da empresa está bem melhor, quando os acidentes diários dizem o contrário”, continua questionando a FUP na mesa de negociação com a Petrobrás. “O Acordo garante a participação do sindicato na comissão de apuração, mas a empresa cria procedimentos internos para descumprir o acordado, insistindo em deixar os trabalhadores e suas representações sindicais alijados do processo de debate de uma questão que é fundamental para todos nós, que é a segurança, a vida, a saúde dos petroleiros”, destaca a FUP, criticando veementemente a negativa da Petrobrás de garantir a participação do sindicato na comissão de apuração do acidente na Replan.


10:29

Acidente tirou refinaria de operação e levou pânico aos trabalhadores e à comunidade

A FUP continua rebatendo a decisão arbitrária da direção da Petrobrás de negar a participação do sindicato na comissão de apuração do acidente ocorrido dia primeiro na Replan, que tirou a refinaria de operação por dias seguidos, levando pânico aos trabalhadores e à comunidade. Os petroleiros estão questionando a falta de transparência da empresa, que está querendo minimizar a gravidade do acidente, tratando o caso como uma ocorrência normal. “O acidente foi gravíssimo, houve erros dos gestores na condução da emergência e está claro aqui que a empresa quer esconder isso”, afirmou a FUP.


10:28

Trabalhadores estão inseguros

A Petrobrás negou a participação do sindicato, alegando que não foi um acidente e, sim uma “ocorrência de classe nível zero”. A FUP questionou, afirmando que houve reversão do craqueamento e os trabalhadores estão inseguros, assim como a comunidade local, e precisam de esclarecimentos da empresa sobre a segurança operacional da Replan. “Se a empresa não quer a participação do sindicato é por que tem algo a esconder?”, questionou a FUP.


10:18

FUP cobra participação na apuração do acidente na Replan

A FUP começou a reunião cobrando um posicionamento da Petrobrás sobre a participação do Sindipetro Unificado de São Paulo na comissão de apuração do acidente que ocorreu na Replan, que sofreu uma parada operacional de emergência no dia primeiro deste mês e teve suas atividades interrompidas. Os trabalhadores ficaram em pânico,  expostos à uma fumaça tóxica, sem saber o que fazer, pois o alarme e o plano de abandono das áreas não foram acionados devidamente.


09:42

Começa agora a reunião com a Petrobrás

Parte da direção da FUP está reunida neste instante para mais uma rodada de negociação com a Petrobrás e subsidiárias. A maior parte das direções sindicais está nas bases participando das mobilizações contra a retirada de direitos que as centrais estão realizando em todo o país.