Petroleiros, Unidade Popular pelo Socialismo, Via Campesina, MLB, Movimento Luta de Classes e UJR bloqueiam BR em ato contra a venda de Campos Terrestres


Os trabalhadores da Petrobrás e os movimentos que compõem a Via Campesina bloqueiam na manhã de hoje (26) a BR 304 (na entrada do município de Icapuí, no Ceará) em protesto contra a venda de Campos Terrestres anunciada pela Petrobrás.

O ato ocorre simutaneamente em outras rodovias do País nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Espírito Santo.

A Petrobras aprovou, em março desse ano, o início do processo de cessão dos direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural de um conjunto de campos terrestres, bem como a venda dos ativos de aproximadamente 100 concessões nos terrestres, localizadas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Espírito Santo.

No Ceará, a venda do Campo de Fazenda Belém (entre os municípios de Icapuí e Aracati), gera cerca de 400 empregos e já tem mais de 35 anos de produção.

Os trabalhadores denunciam que, em março, fruto da ação dos representantes de acionistas privados encastelados em postos-chave da própria Petrobrás, a direção da companhia já havia anunciado a abertura da temporada de desmanche. Para saciar o apetite privatista, foi oferecida a cessão de direitos relativos a 104 concessões terrestres, sendo 98 áreas de produção e seis blocos exploratórios localizados nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Sergipe, Bahia e Espírito Santo. Desta maneira, utilizando a falsa justificativa de que a venda de ativos é a “solução” para “salvar” a companhia, o novo presidente da Petrobrás, Pedro Parente, vem acelerando o processo de desmonte da empresa, o que precisa ser combatido com urgência.

Ato no Norte Fluminense representa a resistência contra o governo entreguista e privatista.