O XXXI Congresso do Sindipetro dos Petroleiros do Sindipetro Ceará/Piauí iniciou 10h do dia 11 de Junho de 2016. Os trabalhos foram iniciados pelo presidente da entidade, Oriá Fernandes. A abertura contou com a presença do presidente da Central Única dos Trabalhadores do Ceará, Will Pereira, e o diretor de comunicação da Federação Única dos Petroleiros, Chico Zé.

A mesa do congresso foi composta pelos petroleiros Emanuel Menezes, Douglas Uchoa e Jorge Oliveira. O regimento foi aprovado com a mudança de que todo petroleiro associado presente no Congresso poderia ser credenciado como delegado e alguns ajustes de horários.

Foi aprovado por 19 votos e 1 abstenção a filiação do Sindipetro CE/PI à Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT (CNRQ/CUT – CNPJ 19.484.202/0001-84). Sem custo para o Sindipetro CE/PI.

Pela tarde, os petroleiros se reuniram em grupos e apresentaram propostas:

  • Enviar uma carta à empresa solicitando informações sobre o plano de venda e desmobilizações das unidades no Ceará (Termoceará, Pbio, Campos maduros, Lubnor, GNL).
  • Sindipetro deverá entrar com ações judiciais relativas ao plano de venda.
  • Mobilização com ocupação das unidades. Ação no dia 14 na Termoceará.
  • Retomada das audiências públicas.
  • Organizar eventos com outras categorias e movimentos sociais, a exemplo do Na Trilha da Democracia.
  • Cobrar o cumprimento do ACT (Benefício Farmácia).
  • Mudança no estatuto do Sindipetro e da FUP, para que os dirigentes sindicais ao serem convidados a algum cargo de gestão na Petrobrás submetam a sua nomeação a aprovação da categoria.
  • Cobrar da Petrobrás explicações em relação ao PIDV.
  • Criação da Secretaria da Mulher petroleira na FUP.

PROPOSTAS DE MOÇÕES

1 – Moção de repúdio à tentativa de limitação de Internet fixa pelas operadores de telefonia, com conivência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Historicamente os meios de comunicação no Brasil são formados por monopólio midiáticos agrupados e uma dezena de famílias. Os movimentos sociais, sindicais e estudantis acabam encontrando um refúgio mais democrático para se comunicar na internet, que agora está ameaçada de ser loteada por grupos empresariais de telecomunicações, que, alegando motivos técnicos para impor a franquia limitada de dados, na realidade, quer firmar mais um oligopólio nas telecomunicações com interesses puramente comerciais.

Segundo o Marco Civil e as Organizações das Nações Unidas (ONU) a internet é um serviço essencial para o exercício da cidadania e um direito humano. A realidade é que a ameaça de limitação da internet brasileira é mais um episódio de um complexo cenário de disputas entre os interesses empresariais que ameaçam gravemente o futuro da própria democracia brasileira.

Defender uma internet livre e ilimitada é tarefa para todo movimento social, estudantil e sindical que luta também pela democratização dos meios de comunicação. Temos que garantir a internet livre e ilimitada agora para que as próximas gerações não tenham que lutar pela democratização do acesso à internet, que poderá ser limitada, loteada e elitizada.

2 – Moção de repúdio ao processo de demissão do companheiro da Transpetro Cláudio Nunes.

Moções do 4º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras

1-    As trabalhadoras presentes no 4º Encontro de Mulheres Petroleiras da FUP, realizado em Macaé(RJ), nos dias 20 a 22 de maio de 2016, na sede do Sindipetro NF. Vem através deste, repudiar o governo golpista ilegítimo do vice presidente peemedebista Michel Temer.

2-    As trabalhadoras presentes no 4º Encontro de Mulheres Petroleiras da FUP, realizado em Macaé(RJ), nos dias 20 a 22 de maio de 2016, na sede do Sindipetro NF. Vem através deste, expressar o seu apoio ao movimento reivindicatório dos estudantes das escolas públicas em todo o Brasil.

3-    As trabalhadoras presentes no 4º Encontro de Mulheres Petroleiras da FUP, realizado em Macaé(RJ), nos dias 20 a 22 de maio de 2016, na sede do Sindipetro NF. Vem através deste repudiar a violência sofrida por todas as mulheres, seja ela de qualquer tipo: Psicológica, emocional, sexual, física, entre outras.

 

Delegados eleitos para o VI PLENAFUP

Júlio ; Oriá ; Jarbas ; Lorena ; Emanuel ; Douglas

Observadores para VI PLENAFUP

Eudes ; Jorge Costa ;Eduardo

Suplentes eleitos para o VI PLENAFUP

Gerson ; Ubirajara; João César

Assessor de imprensa para o VI PLENAFUP

Nathan