Uma audiência pública para debater os desinvestimentos e a venda de campos maduros está marcada para o dia 13 de Maio, na Câmara de Vereadores de Icapuí (Rua Floriano Monteiro, 17 Centro, Icapuí), às 9h. O debate foi fruto da pressão de mobilização ocorrida no dia 10 de Março pelos petroleiros da base.

A exploração no mar, em Paracuru, e a TermoCeará, no Pecém, também estão nos planos de venda da Petrobrás, por isso é importante a presença de todos e todas para fortalecer a luta. O Sindipetro solicita que o petroleiro que quiser participar deverá informar ao sindicato, para fins de organização e transporte (3238-6355).

A produção e exploração de petróleo no Ceará, mesmo considerada pequena, pode ter seu ciclo de desenvolvimento fechado, começando pelo campo exploratório terrestre de Fazenda Belém, em Icapuí.

A Petrobrás já anunciou 104 concessões terrestres em todo o país, sendo duas delas em Fazenda Belém, alegando que “a venda desses ativos faz parte da nossa estratégia de desinvestimento, cujos objetivos e metas estão definidos no Plano de Negócios e Gestão 2015-2019”. A atividade nessa região semiárida gera 30 empregos diretos e cerca de 350 indiretos.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Petroleiros dos Estados do Ceará e Piauí, uma Companhia Estatal como a Petrobrás tem o dever de gerar desenvolvimento regional, gerar emprego e renda para regiões que mais precisam. “Ela deve lucrar como qualquer empresa petrolífera do mundo, mas não deve esquecer os estados mais pobres”, alegou.

Para o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás, Deyvid Bacelar, ao tomar essas iniciativas de redução dos investimentos, a Petrobrás está ignorando todos os impactos sociais em várias regiões do país e seu papel fundamental de impulsionadora de vários outros segmentos da indústria, na geração de emprego e renda para a sociedade brasileira. “A escolha foi a retomada da credibilidade com o mercado, em contrapartida, estamos perdendo a Petrobrás que, quando atua, materializa um Estado Nacional forte e envolvido com as demandas sociais do Brasil”, disse.