Assumo mais um desafio em minha vida pessoal e profissional. Assumo compromissos com esta categoria que produz a riqueza do país e coloca a Petrobrás como uma das mais importantes do mundo no setor petrolífero. Reafirmo aqui compromissos da transparência, da ética, da fiscalização rigorosa dos atos do CA e um canal direto com os trabalhadores e as trabalhadoras, em todas as unidades da estatal e também com a sociedade. Juro honrar o voto de cada um dos meus companheiros e companheiras.

No CA serei o porta-voz dos anseios da categoria sobre o trabalho e os problemas enfrentados pelo seu corpo funcional, maior patrimônio da empresa.

Precisamos resgatar o orgulho que sempre tivemos de trabalhar na Petrobrás, hoje confundido pelas fraudes praticadas por um “punhado” de corruptos e corruptores, mas que a mídia conservadora e interesses nocivos ao nosso país tentam igualar a todos. Somos diferentes, somos trabalhadores e trabalhadoras e honramos o que fazemos. Nada temos a temer, pois a nossa categoria não tem as mãos sujas, nunca as tivemos.

No CA, repudiaremos essa prática dos corruptos e corruptores, continuaremos a exigir investigações e punições, doa a quem doer, como bem o disse a presidenta Dilma em sua campanha eleitoral.

Combateremos a política da rotina de acidentes que tantos males causam aos trabalhadores e seus familiares, em especial nas plataformas, sondas e refinarias. É preciso coragem também para avançar no Código de Ética e impedir os assédios e as perseguições.

Continuam os problemas com o desinvestimento e suas consequências – a Bahia, Nordeste e ES pagam um alto preço por essa política – e isso diz, sim, respeito a cada um dos empregados e das empregadas da Petrobrás. Continuaremos vigilantes ao desenvolvimento do Pré-Sal, dos campos maduros, Refino e Gás & Energia, bem como o uso de sondas próprias.

O país vive um novo momento e exige mais responsabilidades, inclusive da nossa categoria. Quero ser representante dos trabalhadores e trabalhadoras no CA para contribuir com esse novo tempo, com uma governança voltada para os reais interesses do Brasil e da classe trabalhadora. O crescimento da Petrobrás ultrapassa as fronteiras de interesses mesquinhos, devemos fazer de tudo para extirpar os corruptos e corruptores do nosso meio e seguir o grandioso destino que temos pela frente: um futuro promissor, com autoestima e determinação política para vencer os desafios.

Agradeço a cada um dos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobras em todo o país e peço um voto de confiança para chegar ao CA e defender os legítimos interesses da categoria.

Um fraternal abraço,

Deyvid Bacelar
Coordenador Geral do Sindipetro Bahia

Candidato ao CA da Petrobrás

PROPOSTAS

– Discutir e interferir nas políticas que assegurem a recomposição dos efetivos da empresa
– Discutir a ampliação dos investimentos nos campos de terra
– Sugerir medidas para melhorar a saúde e a segurança dos trabalhadores
– Continuar atuando junto ao Congresso para a implementação do projeto de lei que permite a participação do representante da Petrobrás nas discussões de remuneração
– Defender a realização de reuniões especificas com os órgãos de auditória da companhia
– Cobrar a definição de uma estratégia para a recuperação dos investimentos nos campos de terra
– Cobrar o cumprimento do cronograma original do projeto Sondas, onde a Petrobrás seria operadora da maior parte das plataformas construídas
– Exigir o acompanhamento de áreas de risco exploratório, como no caso do gás de xisto

– Pela compra das ações pelo Governo Federal com emissão de títulos públicos (PL da FUP)
– Pelo fechamento de capital pelo acionista majoritário (decisão exclusiva do CA)
– Pela compra de ações pela Petros até o seu limite legal de 10% do seu PL (Patrimônio Liquido).