A diretoria do Sindipetro CE/PI levou diversas demandas dos trabalhadores de Petróleo e Gás do Ceará para o deputado estadual do PT-CE, Dedé Teixeira, na manhã de hoje (08/05). O Parlamentar  concordou com as propostas dos sindicalistas e afirmou que entregará ao governador, Cid Gomes, um documento com propostas na área de gestão.

[Sindipetro já reuniu-se comas deputadas BethRose (PRP-CE) e  Mirian Sobreira (PSB-CE)] 

Marcondes Muniz, secretário-geral do Sindipetro CE-PI, mostrou-se preocupado com a realização da 11ª Rodada dos leilões que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) fará nos dias 14 e 15 de maio, que venderá mais de 200 blocos exploratórios de petróleo no Brasil onde, segundo a ANP, contará com 64 empresas habilitadas para a concorrência, entre nacionais e estrangeiras. “Estamos vivendo uma crise de desinvestimento na Petrobrás no Brasil e no exterior. No Nordeste essa crise já alcançou a Bahia e o Rio Grande do Norte e logo chegará ao Ceará. Isso vai gerar precarização das condições de trabalho, flexibilização da legislação e vários riscos para os trabalhadores”, contestou.

Também é objetivo do Sindipetro CE/PI que a administração do Campo Fazenda Belém, que fica nos municípios de Aracati e Icapuí,passe do RN (Mossoró) para o Ceará. “A Fazenda Belém fica localizada no município de Aracati, portanto deve ser administrada pela Petrobrás no Ceará”, afirmou Orismar Holanda, presidente do Sindicato dos Petroleiros do Ceará e Piauí. O deputado disse que irá ao Rio de Janeiro tentar resolver essa questão.

CEGÁS

Os diretores também levaram a situação dos trabalhadores da Cegás, que não possui uma política de pessoal e têm um PECS (Plano de Cargos e Carreira) implantado sem a constituição ou debate com a representação dos trabalhadores, mesmo a empresa.

Segundo o diretor do Sindipetro e representante da CEGÁS, Irazer Lima, “os funcionários terceirizados recebem salários maiores que os próprios, num mesmo cargo, e a direção não consegue definir políticas de pessoal visando a manutenção do quadro de trabalhadores, utilizando sempre como argumento a falta de autonomia que dispõe ante ao Conselho de Administração”, disse. Além disso, foi tratada a importância estratégica da CEGÁS no estado, onde fornece gás natural para grandes indústrias, residenciais e comércios, além do segmento automotivo e de equipamentos importantes para a população cearense como o Arena Castelão, Centro de Eventos e Palácio da Abolição.